Oh, right. The Oscars happened.
Dando seguimento ao post anterior, vou continuar com a retrospectiva sobre o ano que passou. Desta forma, vou agora abordar algumas das categorias técnicas: Banda Sonora, Fotografia e Montagem. Muito provavelmente serão as únicas a ser consideradas aqui, por imposições de limites temporais. Os filmes que considero terem-se destacado mais estão marcados com um *.
_________________________________________________________________
MELHOR BANDA SONORA
O vencedor foi: Trent Reznor e Atticus Ross por The Social Network
Na altura em que as nomeações sairam lembro de ter ficado ligeiramente desapontado com a exclusão de Tron: Legacy nesta categoria. O duo francês Daft Punk compôs aquela que para mim foi a melhor banda sonora do ano. A forma de como ela está embuída no filme é simplesmente impecável, it just fits. Adiante, as minhas escolhas:
Tron: Legacy *
Black Swan (1)
Inception
The King’s Speech
(1) – A banda Sonora de Clint Mansell não é exactamente original, dado que é composta maioritariamente por peças d’O Lago dos Cisnes de Tchaikovsky. A menção que lhe dou nesta categoria prende-se, essencialmente, com o twist que ele deu ao trabalho do lendário compositor e com o facto de se integrar perfeitamente no filme.
_________________________________________________________________
MELHOR FOTOGRAFIA
O vencedor foi: Wally Pfister por Inception
Não posso queixar-me da escolha da Academia. São vários os momentos em Inception que são brilhantemente fotografados. Tenho pena que a data de estreia de Shutter Island tenha sido em Fevereiro, porque se tivesse sido mais tarde, acredito que o filme de Martin Scorsese tivesse conseguido obter algumas nomeações. As minhas escolhas:
Black Swan *
Inception
Shutter Island
The King’s Speech
The American
_________________________________________________________________
MELHOR MONTAGEM
MELHOR MONTAGEM
Os vencedores foram: Kirk Baxter e Angus Wall por The Social Network
Mais uma vez, não me posso queixar. Baxter e Wall, editores de The Social Network, conseguiram injectar um grande dinamismo a um filme cujo tema aparentava não ser especialmente dinâmico. Destaco a corrida de remos como o ponto alto do filme, no que toca a montagem. As minhas escolhas:
Inception *
Scott Pilgrim vs. the World
Black Swan
The Social Network
Kick-Ass
Sem comentários:
Enviar um comentário