segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

What Happened? Part I [?]

Oh, right. The Oscars happened.


A única vez em que consegui ficar acordado e assistir, na sua totalidade, à cerimónia dos Óscares foi em 2008. Homenageavam-se os filmes do ano anterior, o Jon Stewart era o anfitrião da noite e deu uma oportunidade à Marketa Irglova para fazer o seu discurso quando esta foi descaradamente interrompida pela banda da Academia, no momento da sua vitória (partilhada com Glen Hansard) na categoria de Melhor Canção Original. There Will Be Blood e No Country for Old Men eram as duas forças avassaladoras da noite, e este último foi o consagrado.

Na cerimónia do ano seguinte, o Slumdog Millionaire limpou o espectáculo todo, e sobre isso, vou abster-me de comentário [ou pelo menos por agora. eheh]. Posteriormente, tivémos um The Hurt Locker a sair-se como o grande vitorioso da noite. Este ano, a cobiçada estatueta parou nas mãos de The King's Speech. Terá sido a melhor escolha? 


2010

O ano que passou foi interessante em termos cinematográficos, e tendo em conta o facto de ontem ter sido noite de brindar ao que de «melhor» se foi feito, vou inciar uma pseudo-rubrica: In the year 2010...

Yeah, basicamente vou pegar em algumas categorias e irei dar o meu parecer sobre elas. That's it. Nada de especial, really. ahah
"GEEZUSSSS! Qual será a primeira categoria?!?!!?!" - Relaxem. Já lá vamos. Eh, who am I kidding? Não consigo criar ponta de intriga nem suspense. A primeira categoria sobre a qual vou-vos falar é a de:

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

Ainda não vi nenhum dos nomeados, se bem que estou extremamente interessado em ver a mais recente obra de Iñárritu - o Biutiful. Também tenho interesse em ver o Of Gods and Men, da França. À medida que o tempo for avançando irei descobrir umas outras pérolas que me suscitem interesse em ver, mas por enquanto, o meu conhecimento sobre esta categoria é, ainda, relativamente escasso.
O filme dinamarquês Hævnen foi o galardoado com o Oscar na noite passada.
Se vi algum filme que se insere nesta categoria este ano? Bem, o mais parecido foi uma coisa chamada Contraluz, mas como esse filme é o pior da última década... a minha escolha vai para... erm, yeah. 

Recomendações aceitam-se! 

 MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO

Vamos a mais uma categoria, a de melhor actor secundário. Por acaso já vi todos os nomeados desta categoria pelo que, ao contrário da categoria anterior, já posso comentar. 

O Christian Bale foi o vencedor pelo seu papel em The Fighter - sobre o qual já me pronunciei  uns posts atrás, feel free to scroll down! A minha opinião mantém-se. 

Quem mais... John Hawkes em Winter's Bone - adequado e ligeiramente ameaçador. Contudo, não acho que ele se tivesse destacado do restante elenco, o que por um lado é um excelente sinal dado que é representativo da grande harmonia que assola o elenco e permite que o filme se desenrole organicamente. 

Mark Ruffallo em The Kids Are All Right - Foi a melhor interpretação num filme completamente mediano, o que por si só eleva a qualidade do mesmo.

Geoffrey Rush em The King's Speech? A meu ver, o melhor dos nomeados. Apesar de estar a pisar uma linha bastante ténue entre «papel secundário» e «papel principal», apenas tenho a dizer que a forma de como Rush se conjuga com Firth é brilhante, e em certos momentos, hilariante. 

Jeremy Renner em The Town - psycho.

As minhas escolhas?
 
___________________________________

Ben Kingsley em SHUTTER ISLAND
Tom Hardy em INCEPTION
Mark Ruffallo em THE KIDS ARE ALL RIGHT
 Geoffrey Rush em THE KING’S SPEECH
Sean Penn em FAIR GAME

____________________________________



4 comentários:

  1. Não acho que The King's Speech tenha sido a melhor escolha. Ainda que o filme tenha as suas qualidades, na minha opinião o Óscar teria sido melhor entregue a Inception, Black Swan ou True Grit.

    Relativamente aos melhores actores secundários que povoaram 2010 em filmes (e dos que vi - por exemplo escapa-me ainda o Fair Game e Biutiful), consideraria estes:

    Andrew Garfield em The Social Network;
    Jeremy Renner em The Town;
    Sam Rockwell em Conviction;
    Christian Bale em The Fighter;
    Geoffrey Rush em The King's Speech;

    Também gosto bastante dos que referiste, ainda que considere estes que escolhi detentores de melhores performances. No entanto é óbvio que em última análise estas preferências redundam muito pela identificação.

    De filmes estrangeiros também não vi grande coisa (ainda) este ano, à excepção de I am Love (que gostei e é uma pena não ter estado entre os nomeados) e Tropa de Elite 2 que é must see daqueles :)

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Jorge - O King's Speech também não seria, propriamente, a minha escolha - mas isso fica para daqui a uns posts :P

    O Inception e o Black Swan eram os meus favoritos dos nomeados, o True Grit é aquele que me falta ver.

    Tenho bastante interesse em ver o Conviction, falta-me é tempo. Creio que o Sam Rockwell é um daqueles actores que consegue ser constantemente consistente. Agora, não consigo é perceber o que existiu de tão bom na performance do Andrew Garfield. :p

    Tropa de Elite 2!! Tenho de pôr as minhas mãos nisso o mais cedo possível! ahahah. Se estiver ao nível do primeiro, então irei ter um novo filme preferido de 2010 ahah :D

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei bastante do Andrew Garfield - é expressivo, carismático e muito competente, no The Social Network mas também no Never let me go. Tem imenso talento a meu ver, e demonstra (em detrimento de tanto actor) que a expressão facial, as suas nuances e capacidade de ligação para com o espectador é fundamental para uma boa performance. E depois sabe estar em momentos mais dramáticos.

    Tropa de Elite 2, e para mim claro, é até superior ao primeiro filme, por isso vê o quanto antes :P...mas não coloques as expectativas muito altas, porque houve gente que conheço que prefere o primeiro ainda assim.

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Never Let Me Go. Está por ver. Talvez ao ver outros trabalhos do Garfield me faça apreciar mais a interpretação dele no The Social Network? Maybe, o tempo dirá. :)

    Não colocar as expectativas muito altas depois de ler "é até superior ao primeiro filme" é um oxímoro! ahahah. Vou esperar um filme de qualidade, e para que não me desiluda, vou encaixar a mentalidade de "não pode ser melhor que o primeiro!" ahaha

    Abraço :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...