domingo, 13 de março de 2011

127 Hours (2010, Boyle)


Volvidos dois anos após o êxito que foi Slumdog Millionaire, a dupla composta por Danny Boyle e Simon Beaufoy regressam e brindam-nos com o seu mais recente esforço cinematográfico: 127 Hours.
Two years after the hit that was Slumdog Millionaire, the duo composed by Danny Boyle and Simon Beaufoy returned and gave us their latest cinematic effort: 127 Hours.

127 Hours retrata um particular e difícil período na vida de Aaron Ralston (interpretado aqui por James Franco). Baseado numa história verídica, o último filme de Danny Boyle segue Ralston na sua exploração do Blue John Canyon no Utah, exploração essa que não iria ter um feliz final: Somewhere along the way, Ralston fica com o seu braço preso entre uma rocha e a parede. Uma vez que ele não disse a ninguém onde iria passar o fim-de-semana, Ralston terá que se desenvicilhar sozinho da alhada em que se meteu [*spoiler* Sim, ele acaba por cortar parte do braço para se libertar  */spoiler*].
127 Hours deals with a rather peculiar and hard period in Aaron Ralston's (played by James Franco) life. Based on a true story, Danny Boyle's latest feature follows Ralston through his journey exploring the Blue John Canyon in Utah, a journey that wouldn't have a fortunate ending: Somewhere along the way, Ralston gets his arm stuck between a rock and a wall. Since he hasn't told anyone where he would be spending his weekend, Ralston would then have to get his way out of the trouble he was facing [*spoiler* Yes, he eventually cuts part of his arm to set himself free */spoiler*].


O ponto forte de Slumdog Millionaire surge também como sendo o ponto forte de 127 Hours: A fotografia. Caracterizada pela forte vividez das cores e por determinados ângulos menos convencionais, a fotografia neste filme tornam o filme relativamente vibrante e mantém-no minimamente interessante. Caso não o fosse, estaríamos muito provavelmente na presença do filme mais enfadonho do ano.
Slumdog Millionaire's strongest point is also 127 Hours' one: The cinematography. Its vivid colors and its more non conventional shots make this film relatively vibrant and make it minimally interesting throughout its duration. If that weren't the case, we would be facing what it could be the most boring film of the year.

Com apenas 94 minutos de duração, a questão do tempo psicológico levanta-se: Parece que o filme demora mesmo 127 horas. Creio que isso deve-se, em grande parte, a dois outros factores: (1) a montagem do filme é desprovida de qualquer criatividade, revelando-se extremamente monótona; (2) Apesar de ter referenciado que 127 Hours possuia o mesmo ponto forte de Slumdog Millionaire, o mesmo aplica-se para o ponto fraco - o argumento. Por mais fascinante que Aaron Ralston seja na vida real, o filme não conseguiu transmitir nem 1/10 disso. A personagem não apresenta qualquer profundidade, tornando-se difícil apoiá-la na sua viagem. Ah, existe também o pequeno pormenor que não acontece nada durante os primeiros 70 minutos.
Clocking in at only 94 minutes, the matter of psychological time arouses: it really felt like 127 hours. I do believe that occurance is explained by two facts: (1) the film's editing doesn't bear any creativity, and ends up being extremely monotone. (2) Even though I mentioned that Slumdog Millionaire's strongest suit was successfully replicated in 127 Hours,  the same can be said about its main flaw - the script. While Aaron Ralston may be one of the most fascinating people, Boyle's film did not managed to get that point across. The character doesn't show any shade of depth, making it hard to support him in his journey. Oh, there's also that little detail in which absolutely nothing happens in the first 70 minutes, or so.


O James Franco está adequado. Não está bem, nem está mal, simplesmente está. Contudo, mais não se poderia exigir dele. Ele é praticamente responsável por cativar o interesse da audiência, visto que o filme é um autêntico one-man-show, mas infelizmente, o pobre argumento não lhe permite cobrir um grande território.
James Franco gives an adequate performance. He's not bad, but he is not great either. However, one could not really ask for more. He's basically responsible to maintain the audience's interest levels high since the film is an authentic one-man-show. Unfortunately, the shoddy script prevents Franco from covering more ground.

No final do dia o que aqui temos é um excelente cartão de visita para a região do Utah. Fiquei com vontade de o visitar, tendo em conta que parte das imagens de 127 Hours demonstram uma região naturalmente bela. Enquanto filme deixa muito a desejar, especialmente quando uma outra obra (confinada também a uma única localização, com um único actor e com todo o tema da sobrevivência humana como pano de fundo para o desenrolar da acção) chamada Buried foi lançada no mesmo ano.
At the end of the day, 127 Hours is nothing more than a great welcome card for Utah. I actually wanted to go there, as part of the film's imagery show a rather beautiful region. As a full-lenght feature? It leaves a sour taste behind, especially taking into consideration another film (confined into one space only, with only one actor and with the human survival theme as a background to the narrative) called Buried came out on the same year.

Apenas pergunto-me: Onde está o Danny Boyle dos dias de Trainspotting e de 28 Days Later...?
I ask myself: Where is Danny Boyle from the Trainspotting and 28 Days Later... days?

4 comentários:

  1. Eu tb fiquei com vontade de conhecer a zona, talvez quando um dia faça um costa a costa.

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  2. Depois disto meu irmão, só verei o filme para conhecer as paisagens.

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  3. Vi o filme na sessão da meia noite, depois de um dia verdadeiramente horrível. Pensava que ia odiar (isto porque o meu estado de espirito influencia sempreee o meu discernimento, é inevitável), mas gostei imenso mesmo.. Acho que James Franco está brilhante. Não se poderia exigir imenso dele, é um facto, mas aquilo que faz, faz muito bem. ADORO a banda sonora, devo salientar!

    Sarah
    http://depoisdocinema.blogspot.com

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  4. Gonga - Eis uma viagem que também já me passou pela cabeça várias vezes! :)

    Sofia - Yes! Next trip! ahah Madrid? Pfff, states where it's at :)

    Sarah - Ahaha, é excelente termos «surpresas» desse género, right? No sentido de "Eh, vou odiar" e depois sermos positivamente surpreendidos!

    Para além da fotografia, diria que o Franco foi o melhor aspecto do filme... não sei é se utilizaria «brilhante» como adjectivo para o descrever ;P Quanto à banda sonora.. para ser sincero, não me recordo dela! :(

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