Oh, right. The Oscars happened.
E eis que chegamos à última parte desta série de posts. As categorias de Melhor Actriz, Actor, Realizador e Filme serão agora abordadas!
_________________________________________________________________
MELHOR ACTRIZ
A vencedora foi: Natalie Portman por Black Swan
Mais uma categoria sem grandes surpresas. Numa interpretação que seguramente irá definir a sua carreira, Natalie Portman encantou as audiência um pouco por todo o lado. Interiorizando a personagem de Nina Seyers, numa constante luta para alcançar a perfeição, Natalie Portman apresenta-se em Black Swan ao mais alto nível, sendo responsável por uma das melhores interpretações do ano. Relativamente a outras senhoras, destaco ainda a natureza reservada de Naomi Watts em Fair Game e a elevada maturidade que Jennifer Lawrence demonstrou em Winter's Bone. As minhas escolhas:
Naomi Watts em Fair Game
Jennifer Lawrence em Winter's Bone
Nicole Kidman em Rabbit Hole
Natalie Portman em Black Swan *
Juliette Binoche em Copie Conforme
_________________________________________________________________
MELHOR ACTOR
O vencedor foi: Colin Firth por The King's Speech
2010 foi o ano de Colin Firth. O actor está genial no papel do monarca King George VI, e como tal, a sua vitória por The King's Speech é mais que merecida. Saliento o trabalho de Leonardo DiCaprio, que está a tornar-se num actor cada vez melhor à medida que os anos passam, e o seu trabalho em Shutter Island apenas confirma isso. O Ryan Gosling prova ser um dos melhores actores da sua geração em Blue Valentine e Jesse Eisenberg capta toda a awkwardness de Mark Zuckerberg, criador do Facebook. Acrescento ainda que o James Franco roubou o lugar de Ryan Reynolds pela sua fantástica interpretação em Buried. As minhas escolhas:
Colin Firth em The King's Speech *
Leonardo DiCaprio em Shutter Island
Ryan Gosling em Blue Valentine
Ryan Reynolds em Buried
Jesse Eisenberg em The Social Network
Leonardo DiCaprio em Shutter Island
Ryan Gosling em Blue Valentine
Ryan Reynolds em Buried
Jesse Eisenberg em The Social Network
_________________________________________________________________
MELHOR REALIZADOR
MELHOR REALIZADOR
O vencedor foi: Tom Hooper por The King's Speech
Provavelmente a escolha mais surpreendente da noite dos Óscares. Esperava-se que David Fincher levasse a estatueta para casa após ter dominado todo o circuito de prémios. Tom Hooper apenas tinha vencido o Directors Guild of America. No final de contas, creio que este cenário apenas vem demonstra a força da Associação de Realizadores da América. Pffff. Ganhaste o prémio de Melhor Realizador da Associação Central de Críticos do Tennessee? Temos pena, meu caro. Temos pena. As minhas escolhas:
Darren Aronofsky por Black Swan
Christopher Nolan por Inception
Rodrigo Cortés por Buried *
Tom Hooper por The King’s Speech
David Fincher por The Social Network
_________________________________________________________________
MELHOR FILME
O vencedor foi: The King's SpeechDrumrolls, please. Chegou a altura de eleger os melhores filmes de 2010! Eu não simpatizo necessariamente com o facto de, actualmente, a Academia nomear 10 filmes diferentes nesta categoria. Acho que são muitos, e o eventual prestígio que o prémio e a nomeação possam acarretar, perdem-se. Mas só numa de manter a consistência, deixo-vos os 10 melhores filmes que vi do ano que passou.
Shutter Island for the win.
_________________________________________________________________
E ficamos por aqui no que concerne aos Óscares. Mais? Só para o ano. Para breve? Talvez uma pseudo-crítica ao último filme de Danny Boyle, 127 Hours. Um bem haja a todos!
Melhor realizador para mim seria o Aronofsky... Tom Hooper foi, de facto, surpreendente!
ResponderEliminarO Aronofsky seria a minha segunda escolha. Acho que este foi um grande ano para realizadores. O Rodrigo Cortés é a minha escolha pelo facto de ter feito um filme fenomenalmente empolgante com tão poucos recursos. A mestria do Aronofsky, do Nolan e do Fincher é também soberba.
ResponderEliminarApesar do Hooper não estar necessariamente ao mesmo nível dos outros, considero a forma de como ele construiu o The King's Speech excelente - Ele sabe perfeitamente que os pontos fortes do filme residem no argumento e no elenco e como tal deixa o filme fluir naturalmente. Acho esta atitude de ficar "em segundo plano" do Hooper extremamente humilde, e é essa mesma visão que tornou o filme tão agradável. :)
Sem dúvida, não duvido nada do talento de Tom Hooper, fez um excelente trabalho em The King's Speech. Só que Aronofsky excedeu-se, foi verdadeiramente soberbo!
ResponderEliminarEm relação a Rodrigo Cortés, dou-lhe muito mérito, pois realmente com os poucos recursos que tinha fez dos melhores filmes de 2010, Buried está qualquer coisa de extraordinário.
Sarah
http://depoisdocinema.blogspot.com
Sarah - Glad to see we're on the same page. Só reparei agora que escreveste uma crítica ao Buried! Vou ler :P
ResponderEliminar