segunda-feira, 7 de março de 2011

What Happened? Part IV

Oh, right. The Oscars happened.


E eis que chegamos à  última parte desta série de posts. As categorias de Melhor Actriz, Actor, Realizador e Filme serão agora abordadas!

_________________________________________________________________

MELHOR ACTRIZ
A vencedora foi: Natalie Portman por Black Swan

Mais uma categoria sem grandes surpresas. Numa interpretação que seguramente irá definir a sua carreira, Natalie Portman encantou as audiência um pouco por todo o lado. Interiorizando a personagem de Nina Seyers, numa constante luta para alcançar a perfeição, Natalie Portman apresenta-se em Black Swan ao mais alto nível, sendo responsável por uma das melhores interpretações do ano. Relativamente a outras senhoras, destaco ainda a natureza reservada de Naomi Watts em Fair Game e a elevada maturidade que Jennifer Lawrence demonstrou em Winter's Bone. As minhas escolhas:

Naomi Watts em Fair Game
Jennifer Lawrence em Winter's Bone
Nicole Kidman em Rabbit Hole
Natalie Portman em Black Swan *
Juliette Binoche em Copie Conforme


E só mesmo porque o vídeo é hilariante:



_________________________________________________________________

MELHOR ACTOR
O vencedor foi: Colin Firth por The King's Speech

2010 foi o ano de Colin Firth. O actor está genial no papel do monarca King George VI, e como tal, a sua vitória por The King's Speech é mais que merecida. Saliento o trabalho de Leonardo DiCaprio, que está a tornar-se num actor cada vez melhor à medida que os anos passam, e o seu trabalho em Shutter Island apenas confirma isso. O Ryan Gosling prova ser um dos melhores actores da sua geração em Blue Valentine e Jesse Eisenberg capta toda a awkwardness de Mark Zuckerberg, criador do Facebook. Acrescento ainda que o James Franco roubou o lugar de Ryan Reynolds pela sua fantástica interpretação em Buried. As minhas escolhas:

Colin Firth em The King's Speech *
Leonardo DiCaprio em Shutter Island
Ryan Gosling em Blue Valentine
Ryan Reynolds em Buried
Jesse Eisenberg em The Social Network


_________________________________________________________________

MELHOR REALIZADOR
O vencedor foi: Tom Hooper por The King's Speech

Provavelmente a escolha mais surpreendente da noite dos Óscares. Esperava-se que David Fincher levasse a estatueta para casa após ter dominado todo o circuito de prémios. Tom Hooper apenas tinha vencido o Directors Guild of America. No final de contas, creio que este cenário apenas vem demonstra a força da Associação de Realizadores da América. Pffff. Ganhaste o prémio de Melhor Realizador da Associação Central de Críticos do Tennessee? Temos pena, meu caro. Temos pena. As minhas escolhas:

Darren Aronofsky por Black Swan
Christopher Nolan por Inception
Rodrigo Cortés por Buried *
Tom Hooper por The King’s Speech
David Fincher por The Social Network

_________________________________________________________________

MELHOR FILME
O vencedor foi: The King's Speech

Drumrolls, please. Chegou a altura de eleger os melhores filmes de 2010! Eu não simpatizo necessariamente com o facto de, actualmente, a Academia nomear 10 filmes diferentes nesta categoria. Acho que são muitos, e o eventual prestígio que o prémio e a nomeação possam acarretar, perdem-se. Mas só numa de manter a consistência, deixo-vos os 10 melhores filmes que vi do ano que passou.


Shutter Island for the win.

_________________________________________________________________

E ficamos por aqui no que concerne aos Óscares. Mais? Só para o ano. Para breve? Talvez uma pseudo-crítica ao último filme de Danny Boyle, 127 Hours. Um bem haja a todos!

4 comentários:

  1. Melhor realizador para mim seria o Aronofsky... Tom Hooper foi, de facto, surpreendente!

    ResponderEliminar
  2. O Aronofsky seria a minha segunda escolha. Acho que este foi um grande ano para realizadores. O Rodrigo Cortés é a minha escolha pelo facto de ter feito um filme fenomenalmente empolgante com tão poucos recursos. A mestria do Aronofsky, do Nolan e do Fincher é também soberba.

    Apesar do Hooper não estar necessariamente ao mesmo nível dos outros, considero a forma de como ele construiu o The King's Speech excelente - Ele sabe perfeitamente que os pontos fortes do filme residem no argumento e no elenco e como tal deixa o filme fluir naturalmente. Acho esta atitude de ficar "em segundo plano" do Hooper extremamente humilde, e é essa mesma visão que tornou o filme tão agradável. :)

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida, não duvido nada do talento de Tom Hooper, fez um excelente trabalho em The King's Speech. Só que Aronofsky excedeu-se, foi verdadeiramente soberbo!
    Em relação a Rodrigo Cortés, dou-lhe muito mérito, pois realmente com os poucos recursos que tinha fez dos melhores filmes de 2010, Buried está qualquer coisa de extraordinário.

    Sarah
    http://depoisdocinema.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Sarah - Glad to see we're on the same page. Só reparei agora que escreveste uma crítica ao Buried! Vou ler :P

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...