#10
Zoolander
Dir.Ben Stiller
#9
Black Hawk Down
Dir. Ridley Scott
Ghost World
Dir. Terry Zwigof
#7
El Espinazo del Diablo [The Devil's Backbone]
Dir. Guillermo del Toro
Bandits
Dir.Barry Levinson
The Man Who Wasn't There
Dirs. Joel and Ethan Coen
#4
Gosford Park
Dir.Robert Altman
Donnie Darko
Dir. Richard Kelly
Yeopgijeogin Geunyeo [My Sassy Girl]
Jae-young Kwak
#1
Mulholland Drive
Dir. David Lynch
Uma lista interessante e com alguns títulos.. surpreendentes. Destaco o Donnie Darko, o Mulholland Dr. e a obra de Altman um pouco esquecida. Eu acrescentaria o I Tu Mama También, o Lord of the Rings ou o Royal Tenenbauns.
ResponderEliminarAbç
Thanks. :)
ResponderEliminarAinda não tive oportunidade de ver o Y Tu Mamá También. O Royal Tenenbaums é extremamente delicioso de se ver, e ficou muito muito perto de entrar nesta lista. Quanto ao Lord of the Rings, digamos que é um filme que respeito mais do que admiro ;)
Aqui vão os meus favoritos do ano 2001 (por ordem alfabética):
ResponderEliminar- A Beautiful Mind
- Artificial Intelligence: AI
- Black Hawk Down
- El Espinazo del diablo
- Moulin Rouge!
- Shrek
- Spirited Away
- The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring
- The Others
- Vanilla Sky
É um bom ano, com imensos filmes de valor, ainda assim penso ter havido melhores nesta década. Das tuas escolhas, para além dos que também escolhi :), não partilho o entusiasmo em relação ao Donnie Darko e ao Mulholland Drive, embora perceba o fascínio. De resto faltam-me ver alguns que referes, nomeadamente The Man Who Wasn't There, que espero ver em breve.
abraço
Jorge - Great great great! Recomendações! Da tua lista só me falta o AI e o Vanilla Sky. Também guardo um carinho pelo A Beautiful Mind, pelo Shrek [Excelente, excelente, excelente! A sequela? Ainda melhor. É das poucas onde posso dizer isso. Pena que tenham sido lançados Shrek 3s, e 4s, e 4988s].
ResponderEliminarO Lord of the Rings. A 3ª parte é de longe a minha preferida, mas tenho a dizer que esta Irmandade do Anel é um bom pontapé de saída para uma boa trilogia. A um nível técnico, é impecável, mas goddamn, o Elijah Wood é bem capaz de dar a interpretação mais irritante da década nisso.
E o senhor Miyazaki está sempre em altas, e o Spirited Away não podia ser a excepção à regra ;)