segunda-feira, 21 de março de 2011

12 Angry Men (1957, Lumet)



Se a expressão “Já não se fazem como antigamente” remete para um conjunto de filmes específicos, a obra de Sidney Lumet sobre doze homens que formam o júri de um caso de homícidio está certamente entre eles.

Como já foi previamente mencionado, doze homens são reunidos para chegarem a um consenso para o veredicto de um caso de homícidio. Contudo, nem tudo é o que parece e apenas um dos jurados não acredita piamente que o rapaz de 18 anos que enfrenta a cadeira eléctrica é culpado. A seguir? É o desenrolar de um dos filmes mais bem construídos de todos os tempos.

 
O argumento de 12 Angry Men é simplesmente fantástico. É necessário um grande tacto para trabalhar com uma história que se desenrola maioritariamente numa única localização, mas a mestria de Lumet em desenvolver as suas personagens é avassaladora. Ao longo de hora e meia, é permitido a cada um dos doze jurados que desenvolva a sua personalidade, demonstrando e revelando os traços perfeitamente delineados que caracterizam a essência de cada um dos mesmos.

A narrativa está também extremamente bem pensada. A forma de como os factos são argumentados e contra-argumentados, a forma de como a personalidade de cada um dos jurados transparece à medida que eles apresentam as razões que suportam as suas opções, e a forma de como argumentos aparentemente incontornáveis e incontestáveis são facilmente transformados em rebates que depois são utilizados contra aqueles que  em primeira mão os utilizaram como argumento-chave é brilhante. Just Fantastic.

 
Henry Fonda e Lee J. Cobb são os MVPs do filme. São a antítese um do outro. A calma e a natureza pensativa de Fonda é um excelente constraste com a essência tempestuosa de Cobb, e isso injecta um grande dinamismo no desenrolar da acção. Este duo é verdadeiramente explosivo.

All in all, 12 Angry Men é um clássico. 54 anos volvidos, o filme mantém uma frescura inabalável pelo que é possível afirmar que o filme de Sidney Lumet resistiu perfeitamente ao teste do Tempo. Um clássico merecedor desse estatuto. 5 estrelas.

2 comentários:

  1. Grande grande filme. Uma autêntica pérola do cinema clássico. E como um filme pode ter tanto ou mais entretenimento sem quaisquer auxílio de efeitos especiais ou acção desenfreada como um blockbuster tem hoje em dia. Um verdadeiro exemplo de como se executa um filme para entreter e para educar simultaneamente.Tal como dizes as interpretações estão ao rubro também, em especial a de Lee J. Cobb.

    Um dos melhores filmes de sempre e um dos meus favoritos.

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Jorge - Completamente de acordo :) Abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...