segunda-feira, 4 de abril de 2011

DOA Random Survey Part II.


E vamos nós para o second round!

#1. O género «Animação»: Uma praga sem conteúdo ou o género com maior potencial de ser explorado?
#2. Marlon Brando ou James Stewart?
#3. 3 Way Hitchcockian Battle: Rear Window, Vertigo ou Psycho?
#4. Os anos 50 ou os anos 60?
#5. Se7en ou The Silence of the Lambs?
#6. Inception: Sonho ou Realidade?

E já agora, se alguém souber como transformar as questões acima enunciadas numa espécie de questionário online - you know, clicar na resposta que pretendem dar e aquilo depois vai totalizando os números de respostas - por favor, mostrem-me como! [Sem ser a opção de colocar na lateral, que essa já conheço. eheh]

8 comentários:

  1. Second round, second choices:

    #1. género com maior potencial de ser explorado - não poderia escolher outra coisa, uma das áreas e géneros com maior potencial no cinema, capaz de nos oferecer obras tão ricas e diversas quanto Valsa com Bashir ou Tangled!

    #2. James Stewart - porque é demasiado expressivo, talentoso e versátil para ficar indiferente. É fácil identificar-nos com este grande senhor da sétima da arte (mas também gosto muito do Marlon Brando).

    #3. Psycho - só porque é dos meus filmes preferidos, e uma das grandes surpresas que tive nos últimos anos. Magistral. Mas do mestre são todos bons, muito bons aliás.

    #4. Os anos 60 - esta é difícil, mas escolho os 60 porque contém mais filmes da minha lista pessoal que a década anterior. Muito embora existam filmes em ambas de enorme qualidade. E ainda estou indeciso eheh.

    #5. Se7en - dos melhores thrillers que conheço, com tempo e ritmo alucinantes e contidos equilibradamente. E um twist delicioso :).

    #6. Sonho - porque permite sonhar com argumentos originais daqui para a frente eheheh. E porque se explora, na maioria do filme, os sonhos, as ideias e o sub-consciente...mais que a própria realidade que está obviamente inter-ligada.

    (não te consigo ajudar na dúvida do questionário porque não sei sinceramente)

    abraço

    ResponderEliminar
  2. #5. Se7en ou The Silence of the Lambs?
    Why not both? =P
    Diria que Se7en ganharia por uma pequena margem.
    Durante o filme o espectador é confrontado com crimes de índole moral, que sob a genial realização de Fincher nos obriga a reflectir sobres os nosso próprios pecados.

    #6. Inception: Sonho ou Realidade?
    Claramente um sonho dentro de um sonho dentro de um sonho, etc etc. LOL.

    Se quiseres crio uma solução personalizada para o teu problema! jejeje

    ResponderEliminar
  3. Jorge - #1 Concordo inteiramente contigo. Acho que as pessoas que são apologistas da ideia «Animação é para crianças» deveriam expandir os seus horizontes.

    #2 Apesar de achar que o pico do Brando (ON THE WATERFRONT) ser maior que o pico do Stewart (VERTIGO) de uma forma geral a minha escolha recai no Jimmy :p

    #3 Aqui discordamos em parte. Quando o Hitchcock estava no auge, ninguém o batia :p O estatuto de PSYCHO enquanto marco no cinema é mais que inegável, mas acho que é o inferior dos 3. O REAR WINDOW tem algo simplesmente de delicioso. :)

    #4 Acho que é mais fácil encontrar filmes bons nos anos 50 do que nos 60, se é que me faço entender. Claro que a minha escolha é influenciada pelo BREATHLESS do Godard, que sendo um filme dos anos 60, é de longe um dos que mais detesto :X

    #5 Concordo contigo, e a minha escolha nesta questão varia de dia para dia.

    #6 Provavelmente deveria ter sido mais explícito, pois quando pensei nesta questão estava a pensar no final do filme. Que dizes sobre isso? :) O meu voto é para a realidade.

    Abraço, Jorge. Thanks por teres participado outra vez :)

    Ricardo - ahahah, Why not both? WHY? I'LL TELL YOU WHY? BECAUSE YOU CAN'T! :< It's for that reason why we can't have nice things. ahahah Mas acho que o teu texto do Se7en é precioso :D ahah

    Quanto ao Inception, claramente. :)

    Sim, quero uma solução personalizada. Por 3 euros e 40 cêntimos achas que fazes algo de jeito? :D

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo em relação a Brando e Stewart...Brando tem picos mais altos na sua carreira (a ainda não vi todos), enquanto Stewart era mais constante dentro do seu registo. E pessoalmente como disse identifico-me em geral mais com Stewart.

    É como disse a década de 50 tem imensos filmes bons ou muito bons...mas a década de 60 tem a sorte de ter filmes como Psycho, a trilogia dos Dólares e o Once Upon a Time in the West do Leone, To Kill a Mockingbird ou The Man Who Shot Liberty Valance (isto só para referir alguns) que se situam acima de outros que também gostei da década anterior. Digamos que nas minhas preferências pessoais de uma forma geral a década de 60 ofereceu-me mais obras-primas que a de 50. Mas claro não menosprezando qualquer época, até porque se começar a pensar muito talvez mude de opinião eheh :)

    O meu voto no final do Inception também vai para a realidade, aliás até nunca me pareceu muito discutível se será sonho ou não. Para mim é óbvio que o realizador tentou (e conseguiu) baralhar o esquema, quando tudo indica uma conclusão coerente e indicutível na realidade. Mas isso é só a minha opinião :)

    abraço

    ResponderEliminar
  5. Já tenho o Once Upon a Time in the West para ver há anos. Talvez devesse pegar nele brevemente? :P O mesmo se aplica ao To Kill a Mockingbird.
    Acho que os anos 60 foram extremamente interessantes, especialmente por causa da "viragem" que a indústria sofreu com o lançamento do BONNIE AND CLYDE. É algo de tão incisivo. Identifica-se tão facilmente um filme pré 1967 ou um pós 1967! Mas sim, os 60 também têm as suas pérolas: o já referido BONNIE AND CLYDE, o PERSONA do Bergman, o THEY SHOOT HORSES, DON'T THEY do Pollack ou ainda o STRANGELOVE do Kubrik. Fiquei desiludido com o que vi do Godard dessa década e ainda com o DESERTO ROSSO do Antonioni. :/ Oh well. Dos que vi, são muito poucos os dos anos 50 que não gosto :P Daí a minha escolha inclinar-se nessa década.

    YES! Finalmente, encontro alguém com a mesma perspectiva do final do INCEPTION. Nunca consegui perceber de onde vêm as teorias de que o final é um sonho. Acho que a cena do pião foi só um engenho para o Nolan conseguir criar uma dúvida que à partida deveria ser inexistente. :p

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Larga tudo o que tens para ver ou em vista de...e pega no Once Upon a Time in the West! :P...estou convencido que lhe reconhecerás as qualidades e a genialidade. Não sei se já viste mais algum de Leone, e por isso também não sei se aprecias o trabalho desse grande realizador italiano, mas uma coisa é certa o homem tem pelo menos duas obras-primas: o Bom, Mau e Vilão (mais reconhecido como um dos melhores westerns de sempre) e o Once Upon a Time in the West (brilhante ensaio dentro do Western e dentro do drama). Costumo dizer algumas vezes, para mim este é até mais completo e mais requintado que o antecessor do cineasta (o bom, mau e vilão) tanto na banda sonora do eterno Morricone como na fotografia e no desenvolvimento narrativo e de montagem.

    Bom e com isto nota-se perfeitamente a minha admiração por Leone não é verdade! :)

    Já agora também te aconselho o To Kill a Mockingbird - excelente drama, com uma fotografia e argumento divinais.

    Desses todos que referiste não vi o Bonnie and Clyde (começa a ser uma grande falha minha...a ver se colmato), o They Shoot Horses e o Persona. O do Bergman está para muito breve ainda assim.

    Refiro mais alguns da década de 60 (só para aguçar o debate :P): The Apartment, West Side Story, Lawrence of Arabia, The Birds...e elevando a fasquia reforço com Ivan's Childhood do Tarkovskiy, 8 1/2 do Fellini, Yojimbo do Kurosawa ou o 2001: A Space Odyssey de Kubrick.

    Isto é só para reforçar a minha posição e em jeito de picardia, porque a escolha inicial foi meramente pessoal e nunca crítica, objectiva e sensata vá.

    abraço

    ResponderEliminar
  7. Por acaso tenho tido «azar» com o Leone. Nunca consegui acabar de ver um filme dele, por mais que estivesse a gostar deles (refiro-me aos THE GOOD, THE BAD AND THE UGLY e ao ONCE UPON A TIME IN AMERICA). Mas sim, o ONCE UPON A TIME IN THE WEST estará algures nas minhas próximas 5 visualizações :p Depois divulgarei os meus pensamentos sobre ele!

    Tenho o DVD do TO KILL A MOCKINGBIRD à espera de ser visto, mas com tão pouco tempo que tenho tido livre, torna-se complicado pegar nele! :/

    Se disser que o BONNIE AND CLYDE foi O filme que mudou a faceta do cinema na altura e que sem ele, muito provavelmente, o THE GODFATHER não seria a mesma coisa, será que apressas essa visualização? :P

    THE BIRDS é fantástico, não suporto o WEST SIDE STORY, o LAWRENCE DA ARABIA é daqueles filmes que admiro mas não gosto particularmente, e nunca consegui passar dos primeiros 30 minutos do 2001. (eu sei, eu sei. :X)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  8. Um conselho...aventura-te em Leone, os seus filmes são deliciosos, muito bem filmados, montados e construídos narrativamente, para além de ser sempre acompanhados por geniais bandas sonoras de Morricone.

    Sim irei apressar a visualização de Bonnie and Clyde :)

    abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...