sexta-feira, 29 de abril de 2011

Sucker Punch (2011, Snyder)


Eis um filme que não consigo exactamente perceber o porquê de ter sido um flop nas bilheteiras (especialmente nos Estados Unidos porque tanto quanto sei, foi pouca a divulgação do filme em Portugal – devo ter visto uns três outdoors do filme e pouco mais). Diria que é um bom filme de acção, um bom veículo de entretenimento que oferece aos espectadores duas horas de mindless entertainment.

Acho também que é um daqueles filmes em que o proveito é maior quanto menos se souber da história, por isso não vou entrar em grandes pormenores acerca do desenrolar da narrativa.
Começo por dizer que o início do filme está muito bem executado – a ausência de diálogo resulta particularmente bem neste segmento devido à grande força visual das imagens de Snyder, e quando combinada com uma excelente escolha musical, tornam o impacto da cena relativamente grande. Devo dizer que fiquei impressionado.

O ponto forte do filme é indubitavelmente a acção. De forma a escapar da cruel realidade em que Baby Doll (Emily Browning, adequada) se encontra ela encontra na sua mente um mundo de fantasia e é aí que encontra o seu refúgio. É, também, aí que o show começa. Destaco só duas das fugas da realidade: A primeira – com os Samurais – e a das Trincheiras, são ambas excelentes cenas de acção! Zack Snyder continua, contudo, a brindar-nos com os repetitivos slow motions que, apesar de injectarem um estilo interessante durante as primeiras vezes em que são utilizados, tornam-se cansativos à medida que o filme vai progredindo para o seu epílogo.




O ponto fraco do filme seria o argumento (algumas personagens são horrivelmente escritas: “Don't ever write a check with your mouth you can't cash with your ass”. Really? Really?!), mas não chega a ser mau ao ponto de tornar o filme insuportável. Também, quem espera ver em Sucker Punch um excelente argumento, do mesmo calibre de alguns dos mais conceituados argumentos, necessita de fazer um reality check rapidamente.

De qualquer forma, se tiverem duas horas para matar e se gostarem de acção Sucker Punch é uma boa aposta.

10 comentários:

  1. Ainda não vi mas mal posso esperar. Gosto imenso do Zack Snyder e do seu trabalho , e esta parece-me ser mais uma boa obra visualmente estimulante.

    Juliana
    www.cinemofilia.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Juliana, se tens gostado do trabalho que o Zack Snyder tem vindo a fazer ao longo destes últimos anos, então creio que também irás gostar deste Sucker Punch (e sim, é visualmente estimulante! :))

    ResponderEliminar
  3. Meh... Sinceramente adoro o Zack Snyder. 300 e Dawn of The Dead estão perfeitos. Sem dúvida que visualmente, Sucker Punch é muito apelativa. Não poderei dizer o mesmo substancialmente, não creio que tenha lá grande história, ou pelo menos o trailer não me transmitiu essa sensação. No entanto, visto que é o Snyder, darei uma hipótese! Boa análise.

    Sarah
    http://depoisdocinema.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente não fiquei tão satisfeito, é verdade que o poderio visual e determinadas cenas fazem jus à capacidade de Snyder mas pela primeira vez senti que isso não chega...é necessário mais narrativa, mais argumento, mais coerência...

    Não digo que é um mau filme, mas tão pouco é bom, o que me desilude...pois vindo de Snyder esperava mais. O homem que não invente e que continue a adaptar argumentos, e agora parece que vem aí o Superman...hmmm estou expectante e com boas esperanças.

    abraço

    ResponderEliminar
  5. Sarah - Posso adiantar que em termos de história... não vás com muitas expectativas, porque realmente o argumento é o aspecto mais fraco do filme. Mas entretém, e não diria que são duas horas desperdiçadas. :)

    Jorge - Hm, acho que o Sucker Punch enquanto Filme-para-desfrutar-durante-duas-horas-e-desligar-o-cérebro funciona bastante bem! Agora, se eventualmente, uma pessoa quiser entrar mais a fundo sobre os «temas» que nele são explorados... Eu não o recomendaria. Este Sucker Punch foi uma obra original do Snyder? :) Não sabia. Pensava que tinha sido uma adaptação de uma BD.

    Não posso dizer que esteja expectante relativamente ao Superman - mas só porque é uma personagem que nunca me interessou muito :p

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Sim este Sucker Punch vem mesmo todo da cabeça de Znyder. E bem visto até nem está uma má ideia como premissa - a imaginação para a liberdade e para a esperança, onde tudo é possível e verosímil. O problema é que me parece que esta premissa foi utilizada somente como pretexto para toda a acção a cargo das beldades femininas. Snyder usa e abusa desse artifício para tirar o máximo rendimento das cenas de acção.

    Acaba por ser, a espaços, um guilty pleasure, no entanto a quase ausência de um sólido argumento desmorona a sua qualidade geral.

    abraço

    ResponderEliminar
  7. Ficamos sempre a saber algo novo :D Ouvi dizer que a versão que esteve nos cinemas era uma versão... digamos, editada (?). Será que com um Director's Cut iremos estar na presença de algo mais substancial? Segundo dizem por aí, o Director's Cut do Watchmen é ligeiramente melhor do que a versão que circulou nos cinemas. We'll see, we'll see. :)

    ResponderEliminar
  8. Gostei mais do que estava à espera:) E presumo acho que as meninas de mini-saia à porrada devam tornar o filme ainda mais apelativo para o público masculino... Mas achei agradável, talvez por não ir com expectativas muito altas.

    ResponderEliminar
  9. ADEK - Ahaha, não me posso queixar relativamente às meninas de mini-saia. :X Mas sim, acho que quanto menor for a expectativa, mais se desfruta o filme :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...