Nos últimos tempos consegui pôr
em dia a visualização de alguns filmes de 2014 que estão na fulgrante corrida
para os mais cobiçados prémios da indústria cinematográfica. Por entre algumas
agradáveis surpresas e algumas (ligeiras) desilusões, deixo aqui as minhas
reacções às principais categorias / candidatos.
A nomeação de American Sniper denota claramente o
sentimento patriótico nutrido pelos membros da academia. Excluindo esse facto,
e sendo Sniper um exercício bastante
trapalhão, sem qualquer fluídez narrativa, não consigo conceber os motivos que
estiveram por detrás das suas restantes nomeações. Um total de seis nomeações? Really?
The Theory of Everything e The
Imitation Game assumem o estatuto dos filmes biográficos, com o prestígio
britânico, que a Academia tende a favorecer. Não obstante, foram duas das
melhores surpresas do lote de candidatos à estatueta de melhor filme: The Theory of Everything prima pelo seu
pequeno charme, pela sua genuidade, e pelas impecáveis prestações de Eddie
Redmayne e Felicity Jones nos papéis principais. The Imitation Game também é ancorado pelo magnetismo que Benedict
Cumberbatch teve em comandar cada momento em que estava no ecrã, e pela
envolvente história que não explora apenas o papel decisivo que Alan Turing
teve durante a Segunda Guerra Mundial, mas também os traços mais íntimos que caracterizam
a sua personalidade. Em cima disto, ainda temos um Alexandre Desplat em grande
forma, a provar mais uma vez que é incapaz de produzir bandas sonoras de pouca
qualidade.
Estava bastante expectante para
ver com o que Iñárritu nos iria brindar com o seu Birdman. É um filme original, com uma fotografia impecável (avé
Lubezki). Para confirmar o ponto de que 2014 foi um tremendo ano para actores,
em Birdman encontramos,
possivelmente, um dos elencos mais completos do ano: Michael Keaton renasce, Edward
Norton está explosivo, Emma Stone, Naomi Watts e Zach Galifianakis estão também
mais que competentes nas suas respetivas partes.
Quanto à épica história coming-of-age, realizada durante 12
anos, Boyhood é um filme bem
construído mas que no seu final fica a “saber a pouco”. Excluindo a mais que
interessante evolução das personagens ao longo de 12 anos, pouco há de destacar
de substancial no filme. Whiplash é
um filme que se desenvolve num ritmo frenético, tem estilo, um sólido argumento
e um desempenho impressionante de J.K. Simmons. Tem um dos melhores finais do
ano, mas foi também um filme em que as minhas expectativas não foram totalmente
cumpridas (note to self:
manter as expectativas baixas para todos os filmes, daqui em diante).
Resta-me falar daquele que é o
meu preferido do lote dos 8 filmes candidatos ao Oscar de melhor filme (excluo
o Selma, por ainda o não ter visto):
The Grand Budapest Hotel. Espero que
leve o prémio para casa (mais wishful
thinking do que outra coisa qualquer). Tem um argumento delicioso, uma
fotografia e banda-sonora vibrantes, o melhor elenco do ano (a nomeação de
Bradley Cooper para melhor actor é ainda mais injusta considerando que Fiennes
ficou de fora), e todo um conjunto de valores de produção que definem o filme
de Wes Anderson como um dos obrigatórios de se verem este ano. Encheu-me todas
as medidas, é um dos meus filmes «preferidos» mais recentes e será um daqueles
filmes que não terei qualquer dificuldade em revisitar frequentemente nos
tempos próximos.
Comentários adicionais: o Lego Movie deveria ter sido incluído na
pequena lista de candidatos a filme de animação do ano (iria mais longe até em
propôr o filme para melhor filme do ano). Adicionalmente, na altura em que as
nomeações foram tornadas públicas, fiquei desiludido pela ausência de Gone Girl em várias categorias (ausente
de Argumento Adaptado? Shame on you,
Academy!). Gostava de ter visto também o Force Majeure na categoria de Filme Estrangeiro – mas não irei
levantar muitas ondas aqui, por enquanto, por ainda não ter visto nenhum dos
candidatos desta categoria.
Quanto a prognósticos? Creio que
serão os seguintes (à frente e entre parêntesis, seguem as minhas escolhas de
entre o rol de nomeados).
# Melhor Filme – Birdman (The Grand Budapest Hotel)
# Melhor Realizador – Richard Linklater; Boyhood (Wes
Anderson; The Grand Budapest Hotel)
# Melhor Actor – Estou muito indeciso entre Michael Keaton; Birdman e
Eddie Redmayne; The Theory of Everything. (Benedict Cumberbatch; The Imitation
Game)
# Melhor Actriz – Julianne Moore; Still Alice
(Rosamund Pike; Gone Girl)
# Melhor Actor Secundário – J.K. Simmons; Whiplash (J.K. Simmons;
Whiplash ou Edward Norton; Birdman)
# Melhor Actriz Secundária –
Patricia Arquette; Boyhood (Emma Stone; Birdman)
# Melhor Argumento
Original - Boyhood
(The Grand Budapest Hotel)
# Melhor Argumento Adaptado – Whiplash (The Imitation Game)
# Melhor Filme Animado
– How To Train Your
Dragon 2 (How To Train Your Dragon 2)
# Melhor Filme Estrangeiro – Ida (n.a.)
# Melhor Fotografia – Birdman (The Grand Budapest Hotel)
# Melhor Montagem – Boyhood (The Grand Budapest
Hotel)
No próximo dia 22 de fevereiro de 2015 será a cerimónia de entrega dos prémios. Por todo o mundo estarão olhos colados no evento para celebrar (ou não) as vitórias que ocorrerão nas mais diversas categorias. Até lá conto ver mais alguns dos candidatos (Inherent Vice, Big Hero Six e Foxcatcher avizinham-se, entre outros), pelo que as minhas opiniões aqui reflectidas poderão sofrer algumas alterações.
No próximo dia 22 de fevereiro de 2015 será a cerimónia de entrega dos prémios. Por todo o mundo estarão olhos colados no evento para celebrar (ou não) as vitórias que ocorrerão nas mais diversas categorias. Até lá conto ver mais alguns dos candidatos (Inherent Vice, Big Hero Six e Foxcatcher avizinham-se, entre outros), pelo que as minhas opiniões aqui reflectidas poderão sofrer algumas alterações.
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