terça-feira, 18 de outubro de 2011

Especial Halloween I


Com o Halloween à espreita, decidi iniciar esta pequena e limitada rubrica dedicada a esta época do ano, propícia a filmes de terror. A ideia passa um pouco por abordar um filme de terror em cada dia até ao último dia do mês (...a ver vamos como isto corre).

No ano passado a única coisa que fiz sobre este tema foi mesmo um pequeno comentário ao EXORCISTA (que podem ver aqui). Hoje, opto por pegar numa das pérolas do terror francês: Haute Tension [High Tension] (2003, Aja).


Um dos filmes responsáveis pela mediática new wave of french horror, Haute Tension é um excelente exercício no que concerne ao género de Terror. Pautado por uma atmosfera acutilantemente tensa (e neste sentido, a escolha do título para o filme é mais que justificada), o segundo filme de Alexandre Aja injecta no sub-género slasher uma formidável energia. E creio que essa energia não deriva apenas do forte ambiente claustrofóbico do filme mas também da forma de como o realizador e a sua equipa jogam com as dinâmicas da narrativa.

Para muitos, o twist não fará muito (para não dizer que não faz mesmo) sentido. Para outros, faz. Para mim faz, e receio que fique por aqui (não quero entrar por spoilers). Acaba por ser uma questão de perspectiva.

Adiante, ainda que a experiência de se ver Haute Tension não é tão penosa como alguns dos restantes filmes da já referida new wave (Martyrs... I'm looking at you), este filme não é recomendável a pessoas com estômagos menos fortes. Mas vale a pena ver o filme, nem que seja somente pela fantasticamente bombástica cena da estação de serviço e subsequente perseguição (parte em que na banda sonora dá entrada a New Born dos Muse).



2 comentários:

  1. Provavelmente, já viste, mas aproveito o mote do novo cinema de terror francês para mencionar o "À l'interieur". Um grande filme de terror, desses de revirar as entranhas, um grande filme, em absoluto. Dos meus preferidos da década passada.

    ResponderEliminar
  2. João - Obrigado! Sim, já vi esse filme e posso dizer que deixou uma grande marca. Ainda estou a pensar a considerar incluí-lo nesta rubrica. Do novo cinema de terror francês vi esse, o do post, o Martyrs e o Froentier(s). Se tiveres mais sugestões, manda vir! :) Abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...