quinta-feira, 14 de outubro de 2010

My 20 Favorite Movies: #16. Goodfellas (1990, Scorsese)



Um clássico e, muito provavelmente, o meu filme preferido que se debruça sobre o mundo da máfia. The rise and fall of Henry Hill. Baseado numa história verídica, o filme retrata a vida de Henry Hill. Desde cedo, Henry sempre foi fascinado pelo mundo do crime organizado, e desde miúdo que olhava pela janela do seu quarto e via a vida que os wiseguys do seu bairro levavam. Ele queria ser um deles. Era a sua única aspiração, e foi exactamente isso que se sucedeu.


Não sei se posso dizer que o filme de Martin Scorsese segue uma simples narrativa, um rumo extremamente claro. Creio que é mais que isso. É uma verdadeira perspectiva sobre um mundo mafioso que oferece um panorama detalhado sobre os bons e os maus momentos que compõem esse particular estilo de vida.

Acho que o que torna o filme tão bom é o facto de transparecer o amor que o Martin Scorsese tem por fazer filmes – é evidente em cada uma das cenas que constituem o Goodfellas. É claro que todo o conhecimento que o realizador tem da comunidade em que o filme se insere também contribui para a elevada qualidade do filme, não descurando ainda o excelente trabalho da sua colaboradora frequente, e amiga, Thelma Schoonmaker: A montagem é simplesmente minuciosa, nunca deixando de parte o mais ínfimo pormenor (Simplesmente adoro a cena do Copacabana), impedindo que o filme se torne enfadonho ao longos dos seus 142 minutos de duração.

Ao nível de interpretações? De uma forma geral diria que todas elas se encontram num intervalo cujos limites são “bom” e “excelente”. Desta forma, destaco o brilhante desempenho de Joe Pesci que conseguiu encontrar em Tommy DeVito uma personagem icónica:

Tommy DeVito: “You mean, let me understand this cause, ya know maybe it's me, I'm a little fucked up maybe, but I'm funny how, I mean funny like I'm a clown, I amuse you? I make you laugh, I'm here to fuckin' amuse you? What do you mean funny, funny how? How am I funny?”

Trailer:



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A classic and, very likely, my favorite movie that deals with the organized crime world. Based on a true story, Goodfellas portrays the life of Henry Hill. Ever since his younger days, Henry always found the mobster world to be a fascinating one, and as a kid, while he looked outside his window and saw the life that his neighborhood’s wiseguys lead, he always wanted to become one. That was his only aspiration, and consequently, that’s the path of life that he chose.
I don’t know if I can say that Martin Scorsese’s movie follows a straight-forward narrative. I believe it’s more than that. It’s a true retrospective about a mobster world that delivers an extremely detailed perception about the good and bad moments that fulfill that particular lifestyle.

I believe that what makes the movie work so well is the fact that Scorsese’s passion to make films is visible in every single shot, and in every single scene. It’s also evident that the director’s heavy knowledge about the community in which the film is set also contributes to the high quality of the picture. But this isn’t only Martin Scorsese’s merit. His old collaborator and friend, Thelma Schoonmaker, also did a remarkable job while editing the film: it’s an extremely meticulous work that never leaves out the smallest detail, preventing the movie to become a bore during its 142 minutes duration.
 
On the acting department? Well, generally speaking, I’d say that every performance ranges from good to excellent. Following this stem of thought, I highlight Joe Pesci’s memorable performance – He found out in Tommy DeVito an extremely iconic character:

Tommy DeVito: “You mean, let me understand this cause, ya know maybe it's me, I'm a little fucked up maybe, but I'm funny how, I mean funny like I'm a clown, I amuse you? I make you laugh, I'm here to fuckin' amuse you? What do you mean funny, funny how? How am I funny?”


Trailer: Posted above.
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5 comentários:

  1. Tudo Bons Rapazes é mais uma dessas magistrais concretizações scorsesianas, onde a arte atinge um estado sublime e irrepreensível. 5 estrelas.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD – A Estrada do Cinema «

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  2. É um filme exemplar e muito bem filmado. Um grande ensaio do mundo da máfia por parte de Scorcese. Apesar disso, e de o considerar tecnicamente irrepreensível, não me cativa assim tanto. Do género, ou sub-género prefiro o The Godfather I e II e o Once Upon a Time in America.

    abraço

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  3. Roberto - Nem mais. :)

    Jorge - Tenho que dizer que ainda não vi o Once Upon a Time in America, e da saga Godfather, ainda só vi o primeiro. Tenciono ver os filmes em falta brevemente!

    Abraços

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  4. Creio que é o filme recordista em termos de "F" words... Anyway, um clássico claro !

    http://febre7arte.blogspot.com/

    Cumps cinéfilos

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  5. Dezito - Ahaha, sim, realmente o uso de "F" words atinge um nível bastante elevado neste filme :D

    Abraço

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