terça-feira, 19 de outubro de 2010

My 20 Favorite Movies: #15. The Night of the Hunter (1955, Laughton)


No décimo quinto lugar temos mais um filme da década de 50. The Night of the Hunter. O filme de 1955, único filme que o actor Charles Laughton realizou (ou pelo menos, o único em que ele aparece creditado), é um film-noir que foi lançado no pináculo da era noir – as décadas de 1940 e 1950 foram as épocas de ouro deste género, e diz-se que o Touch of Evil de Orson Welles, que chegou às salas de cinema em 1958, é um dos últimos filmes que melhor representam este género.  


The Night of the Hunter conta a história de Harry Powell (Robert Mitchum): Um homem que se casa com viúvas, assassinando-as depois para que possa ficar com o dinheiro delas. Preso por roubo de viaturas, Harry conhece Ben (Peter Graves), o seu companheiro de cela, e este último diz-lhe involuntariamente que roubou 10.000$ e que os escondeu (somente os seus filhos sabem onde essa quantia está escondida). Posteriormente, Ben é executado e quando Harry sai da cadeia e segue rumo a Cresap’s Landing para reconfortar Willa (Shelley Winters), viúva do seu defunto companheiro de cela. Harry e Willa estabelecem uma relação. Casam-se. Harry assassina Willa. Harry presegue os filhos de Willa com o único objectivo de lhes extrair a informação que o levará ao grande prémio.
O que temos aqui é um filme verdadeiramente poético em toda a sua estrutura e um marco na história do cinema norte-americano. Cada cena é fortemente carregada de simbolismo e a história é apresentada através de um ponto-de-vista que se assemelha bastante à visão que uma criança tem de um pesadelo.


A fotografia é o grande destaque deste filme, e no meio de tantos pontos fortes, isto significa que estamos na presença de algo mágico. Composta por luzes bastante fortes, pelo severamente marcado contraste e pela utilização de ângulos agudos, a influência do expressionismo alemão é bastante clara e isso transparece para o resultado final – É, facilmente, a melhor fotografia a preto e branco que alguma vez tive o prazer de ver ao longo desta minha viagem pelo mundo cinematográfico.


Igualmente brilhantes, são as interpretações de Robert Mitchum e de Lilian Gish. Mitchum agarra a personagem de Harry Powell, encarna-a, e torna-a num dos maiores vilões que alguma vez já surgiu no grande ecrãn. Harry é um verdadeiro demónio, é o próprio Mal personificado. Por outro lado, Lilian Gish confere à sua personagem (Rachel, a bondosa senhora que acolhe os dois miúdos foragidos) a vulnerabilidade e a força de vontade de ajudar os outros que tão bem contrasta com a personagem de Robert Mitchum. O choque entre estas duas personagens culmina numa batalha entre o Bem e o Mal, numa cena que me dá arrepios só de pensar nela.
Para acrescentar, reiterando tudo o que foi anteriormente dito e em gesto de conclusão, o nível de suspense desta obra cinematográfica é off-the-chart, não ficando nada atrás das maiores obras de Alfred Hitchcock.

Tenho pena que a pobre recepção que este filme teve, tanto em termos de críticas,bem como ao nível de box-office, tenha repelido Charles Laughton de continuar a realizar filmes. Quem sabe o que mais poderia ter este actor oferecido ao cinema para além desta obra-prima?

P.S. – Queria apenas informar que a contagem decrescente dos meus vinte filmes preferidos vai estar em standby. Irei continuá-la brevemente, mas quero também escrever sobre outros filmes, notícias, eventos e afins entretanto. Obrigado!

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Sitting at the fifteenth spot we have another movie from the 50s. The Night of the Hunter. The 1955 movie, the only movie that the actor Charles Laughton directed (or at least, the only one in which he is credited as a director), is a film-noir that was released in the height of the noir era – the 40s and the 50s were the golden age for this genre and 1958’s Touch of Evil (Orson Welles) is the last movie that is truly defined as being film-noir, so it says. This film tells the story of Harry Powell (Robert Mitchum): A man who marries widows only to murder them shortly after their marriage, in order to get their money. Being sent to jail for auto theft, Harry meets Ben, his cellmate, and the latter tells him (unwillingly) that he stole $10,000 and that he hid them (only his kids know the whereabouts of that sum). Meanwhile, Ben is executed, and after Harry is set free, his next destination is pretty clear: Cresap’s Landing. There, he will get closer to his dead cellmate’s widow, Willa. Harry and Willa bond. They get married. Harry murders Willa. Harry pursues Willa’s children with the only purpose of extracting the information that will lead him to the big prize.


What we have here is a truly poetic movie in all its structure and a landmark in the history of North-American Cinema. Each scene is denoted with heavy symbolism and the story is presented in a way that resembles a child’s own vision of a nightmare.
The cinematography is the standout aspect of this film, and in the midst of so many strong points that means something. Characterized by pretty strong lights, by severe contrast and by the use of sharp angles, it’s easy to see the influence of German expressionism, and that shows on the final product – It’s, easily, the best black and white cinematography I ever had the pleasure to see during my journey through the fascinating world of film-making.


Equally brilliant, are the performances of Robert Mitchum and Lilian Gish. Mitchum tackles the character of Harry Powell, becomes it, and makes it out to be one of the greatest villains to have ever graced the screen. Harry is a demon, it is Evil personified. On the other hand, Lilian Gish conveys to her character (Rachel, the kind lady who “adopts” the two kids) the vulnerability and the power of will to do good that so beautifully contrasts with Mitchum’s character. The clash between these two characters culminates in a battle that opposes Good and Evil, in a scene that gives me the chills just by thinking of it.


Supporting everything I said previously, and in a concluding way, The Night of the Hunter’s suspense levels are off-the chart, not taking second place to some of Alfred Hitchcock’s masterworks.

I’m sad to know that this film’s poor reception, critically and box-office wise, was the main reason that repelled Charles Laughton of exploring his talents as a director. Who knows what else this gifted actor could have given to cinema besides this masterpiece?


P.S. – I just want to inform you that the countdown of my 20 favorite movies will be halted. I will pick it up soon, but as of now I also want to write about other movies, news, events and so on. Thank you!

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