No ano de 2009 foram dez filmes nomeados para o Oscar de Melhor Filme do ano, contrariando aquilo que se tinha vindo feito a fazer-se com o tradicional molde de cinco filmes. Antes do ano passado, a última vez em que dez filmes estiveram na corrida para aquele que é, muito provavelmente, o prémio mais cobiçado deles todos foi em 1943, ano em que o clássico Casablanca se sagrou vencedor. Porquê voltar a este formato? Bem, uns diziam que, tendo um maior leque de escolhas, as audiências da transmissão televisiva da cerimónia aumentariam, outros diziam que desta forma existiria uma maior possibilidade de outros bons filmes terem uma tentativa em alcançar a pequena estatueta dourada (No ano anterior, 2008, levantou-se uma grande controvérsia pelo facto do The Dark Knight do Christopher Nolan ter arrecadado 8 nomeações para os prémios da academia, tendo ficado de fora nas categorias de Melhor Filme e Melhor Realizador). Não posso dizer que a ideia de termos dez filmes na corrida para Melhor filme me agrade, porque acho que perde-se um bocado o prestígio relativo que a própria nomeação pode acarretar. De qualquer forma, seguem-se os meus breves pensamentos sobre os filmes que constituiram o restricto grupo de nomeados:
Inglourious Basterds – Para mim, o melhor dos nomeados. Tarantino faz a sua abordagem à segunda Grande Guerra, efectuando as alterações que bem entende aos factos históricos. O primeiro aspecto a salientar neste filme, e à semelhança dos restantes filmes do realizador, é o argumento: É estupendo (o primeiro capítulo do filme é o meu preferido). Aliado a um grande argumento, temos interpretações excelentes por parte dos actores: Cristoph Waltz no papel do vilão Hans Landa é simplesmente genial, e Melánie Laurent enquanto Shosanna Dreyfuss injecta uma grande vulnerabilidade e força à sua personagem.
Avatar – Um filme que, claramente, brilha graças à tecnologia no qual se submerge. A construção de Pandora, bem como a execução das cenas de acção é impecável. James Cameron soube aproveitar bem os intrumentos e a tecnologia que tinha à sua disposição, e o resultado vê-se no grande ecrã. Acho que a história e a caracterização das personagens caí um bocado para segundo plano, contudo, não creio que isso seja um aspecto que prejudique o filme. É entretenimento ao mais alto-nível.
Up in The Air – Gostei bastante deste filme, e ao contrário do Avatar, é um filme que se debruça bastante nas suas personagens. O argumento flui com bastante naturalidade, a montagem é eficaz, e a realização sólida. É um filme que permite demonstrar as capacidades dos seus actores: Os três actores principais – George Clooney, Vera Farmiga e Anna Kendrick – revelam interpretações bastante maduras (que a meu ver, deverão melhor à medida que se re-vê o filme).
District 9 – O segundo grande filme de ficção científica do ano, e possivelmente, aquele que foi a grande surpresa do ano. Filmado na África do Sul, e com um orçamento infinitamente menor que o do Avatar, devo dizer que fiquei bastante surpreendido com o forte realismo dos efeitos especiais. A história é também bastante original, abordando a relação humano/extraterrestre de uma forma bastante inovadora.
Up – A Pixar é capaz de ser o único estúdio, que actualmente, produz filmes de elevadíssima qualidade capazes de obterem resultados muito bons nas bilheteiras e de uma recepção critíca muito favorável. É um bom filme, mas não o colocaria no mesmo patamar de outros filmes da Pixar como o Finding Nemo, o Ratatouille, ou o Wall-E. Mas tenho que admitir que o Dug é a melhor personagem do ano, e quero ter um cão como ele! Ahahah.
A Serious Man – Mais um filme dos irmãos Coen, e acredito que esteja num patamar ligeiramente superior à sua anterior obra – Burn After Reading. Misturando comédia e drama, como tão poucos sabem fazê-lo bem, a parelha Coen trouxe-nos um filme bastante complexo que poderá ser mais, muito mais, do que aquilo que aparenta ser. Simplesmente adoro a cena da história do dentista!
The Hurt Locker – O grande vencedor do ano, tendo levado para casa as estatuetas para melhor filme, realizador (neste caso, a primeira mulher a receber o prémio na história da cerimónia), argumento original, montagem, entre outros. Creio que é um filme bastante competente, com cenas... hm, explosivas (ahahah, trocadilhos!), e com uma fotografia bastante interessante. Mas melhor argumento original? Really? Bah.
Precious – Para além das interpretações, não considero que seja um bom filme. A realização de Lee Daniels é completamente inconsistente – Ainda penso “Mas que raio...” naqueles segmentos que retratam os sonhos da Precious (uma Mo’Nique a falar em italiano numa sequência a preto e branco cujo contexto já não me recordo.... what?).
An Education – Por ver.
The Blind Side – Ainda não vi, e tendo visto o trailer, não sei se o verei tão brevemente!
As minhas dez escolhas do ano, e sem comentários por infeliz falta de tempo:
Zombieland
Hachi: A Dog’s Tale
Evangelion 2.0: You Can (Not) Advance
Inglourious Basterds
Up in the Air
Avatar
The Countess
The Road
District 9
The Hangover
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In 2009, ten films were nominated for Best Picture, breaking away from the traditional five-nominees format. Before that, 1943 was the last year were this ten nominations rule existed. Casablanca won the most coveted award that year. But why did the Academy brought up the ten nominations format? Well, some say that with ten slots, the ratings for the TV transmission of the ceremony could get a boost, and others say that other good movies could get a shot at taking the little golden statue home (Remember the 2008’s controversy regarding Nolan’s The Dark Knight – Scored 8 noms, but missed out on Picture and Director?). I dislike having ten nominated films, as I feel it kind of defeats the purpose – by getting more movies in this restricted group, the relative prestige of the award might get dissipated. Anyway, some thoughts on the nominees:
Inglourious Basterds – The best of the bunch. Tarantino’s approach to the Second World War, by twisting some historic facts, is actually refreshing. We have a fantastic script (the first chapter is easily my favorite) and a great cast to boot. Cristoph Waltz is genius as the film’s main villain Hans Landa, and Melanie Laurent as Shosanna Dreyfuss injects great vulnerability and strength to her character. Great work from the rest of the cast, as well.
Avatar – A brilliant movie based on the technological aspects. Pandora’s construction is awe-inducing, and the action scenes are crafted in a very exquisite way. James Cameron knew how to handle all the instruments he had at his service, and it shows on the big screen. The story and the characterization of its characters fall a little bit short, but I don’t think that it hurts this type of movies. It’s high-end entertainment!
Up in The Air – I really enjoyed this movie, and unlike Avatar, it is a movie that relies on its characters. The script flows effortlessly, the editing is effective, and the direction is solid. It is a movie that allows its main actors to showcase their capacities: the three main actors – George Clooney, Vera Farmiga and Anna Kendrick – give mature performances, that might improve with rewatches.
District 9 – The biggest surprise of the year? I think so. Shot in South Africa and with a budget vastly inferior to Avatar’s, I must say I was pleasantly surprised with the level of realism portrayed by the special effects. The story is also fairly original, tackling the human/alien relationship in a very innovative way.
Up – Pixar is probably the only studio that nowadays produces films of such high standards that are able to draw great boxoffice results, as well to score high near the critic community. Up is a rather good movie, but I wouldn’t place it on the same level as Finding Nemo, Ratatouille or Wall-E. That being said, Dug is the best character of the year and I want to have a dog just like him! Ahahah.
A Serious Man – Another Coen brothers movie, and I believe they stepped up their game in relation to their previous effort – Burn After Reading. Mixing humor and drama like no others, the Coen duo gave us a very complex movie that could very well be much more than it meets the eye. I simply love the dentist scene!
The Hurt Locker – The big winner of 2009, taking the gold home for best picture, director (first time in the Academy Awards history that a woman wins this category), original screenplay, editing, among others. I think it’s a competent movie, with.. well, explosive scenes (ahahah, see what I did there?) and a rather interesting cinematography. But best original screenplay? Really? Blergh.
Precious – Other than the great performances, I don’t think that this is a good movie. Lee Daniels’ direction is so inconsistent – I still think “what the hell?” in the daydreaming scenes (Mo’Nique talkin in italian in this black and white sequence, which I can’t really place, … what?).
An Education – Waiting to be seen.
The Blind Side – Not seen yet, but judging from the trailer, I don’t know if I’ll see it anytime soon.
My ten choices for the year, with no comments due to lack of time, unfortunately:
Zombieland
Hachi: A Dog’s Tale
Evangelion 2.0: You Can (Not) Advance
Inglourious Basterds
Up in the Air
The Countess
Avatar
The Road
The Hangover
District 9
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hi! i'm edd from oscar buzz, nice blog man =)
ResponderEliminarhere's my ranking of the BP nominees:
Up: the best of the nominees IMO
The Hurt locker
District 9
Precious (it's flawed in its direction, but the acting elevates it way beyond most of the nominees)
Inglorious basterds
A serious man
Up in the air
An education
Avatar
The blind side (like, srsly one of the crappiest BP nominees i've ever seen)
Olá Nuno, não conhecia o teu blogue, mas vou passar a seguir com atenção (e já te acrescentei na lista de blogues do DIAL P FOR POPCORN :D), porque gostei muito!
ResponderEliminarDeixo-te ficar com a minha lista dos melhores filmes de 2009-2010 (http://mundotaperdido.blogspot.com/2010/03/its-oscar-weekend-ja-deviam-saber-que.html) que ainda elaborei no meu antigo blogue e com as minhas impressões e ranking dos nomeados:
1. UP IN THE AIR
Indiscutivelmente, o melhor do ano e um dos melhores da década. Dez anos vão passar e as pessoas vão ajoelhar-se perante o génio de Jason Reitman. Se leres o que escrevi sobre o filme nesse link, perceberás o que quero dizer. (A)
2. AN EDUCATION
Leve, subtil, emocional e de arrancar o coração, por vezes realmente uma educação não segue o curso do livro, como muito bem diz a tagline do filme. Carey Mulligan cheia de graça e brilho numa interpretação surpreendente, completada por um magnífico elenco. A cena final nas escadas faz-me sempre vir lágrimas aos olhos. Se não viste, urge em ver. MESMO. (A-)
3. UP!
No melhor ano de sempre de animação, fomos presenteados com TRÊS obras geniais: este foi o nomeado para Melhor Filme, premiando um trabalho exemplar que vem sendo feito pela Pixar (além de que o filme é excelente, também), mas também podia ter sido CORALINE ou FANASTIC MR. FOX que eu não me importava. (B+)
4. INGLORIOUS BASTERDS
Tarantino junta tudo aquilo que fez de melhor e cria isto, um filme maduro, com acção q.b. e com um dinamismo e uma complexidade nas personagens que ostenta um sabor especial. Não é o meu favorito da filmografia dele, mas tenho que admitir que é de longe o mais perfeito dos seus filmes. (B+)
5. DISTRICT 9
O derradeiro filme de ficção científica do ano (não é Avatar, não senhor). Extraordinária interpretação de Sharlto Copley e um belíssimo argumento e realização competente de Neil Blomkamp. Claro que o facto de Peter Jackson ter investido dinheiro na sua produção já nos indiciava que o filme seria algo de muito bom. (B+)
6. THE HURT LOCKER
Um filme de guerra bastante peculiar, pensado e executado por uma mulher mas descrito de forma vivíssima por um homem. Um argumento impecável e uma realização irrepreensível com três performances notáveis do elenco principal, este filme serve de exemplo para muitos outros flmes de guerra que falham o essencial: juntar à acção a emoção e a inteligência necessária. (B)
7. PRECIOUS
Visceral, doloroso, de meter impressão, PRECIOUS é tudo isto. Mo'Nique assombra o ecrã e Sidibe dá cartas. Um filme difícil de digerir ao vermos perplexos a monstruosidade que se passa no ecrã mas que nos enche o coração de esperança ao ver que tudo se resolve bem. E aquela confissão da personagem de Mo'Nique no final? Melhor monólogo do ano. (B)
8. AVATAR
A tecnologia faz, neste caso, milagres. Um argumento paupérrimo e interpretações medianas transformadas em perfeição e glória pelo uso máximo da tecnologia, num filme soberbo, emocionante e lindo de se experienciar e ver mas que falha redondamente se alguém for ver com mais atenção alguns detalhes. (B)
9. A SERIOUS MAN
Os irmãos Coen são deuses mas há limites. Este filme é de puro génio por uma boa porção do tempo, mas aquele terrível final arruina-o um pouco. Gostei mas não é dos melhores deles. (B-)
10. THE BLIND SIDE
Horroroso. É um filme charmoso e muito bonito e muito bem executado mas manipulador e pretensioso. Só Sandra Bullock se safa. (C+)
O meu top-10 em perspectiva (quero eu dizer, avaliando agora o ano de 2009 com mais alguns meses depois que escrevi esta rubrica):
1. Up in the Air
2. Un Prophète
3. An Education
4. Fantastic Mr. Fox
5. Coraline
6. Inglorious Basterds
7. Up
8. Ágora
9. The Road
10. (500) Days of Summer
Edd - Thanks for stopping by man! Guess I'll be staying away from The Blind Side now. ahah :D
ResponderEliminarJorge - Muito Obrigado! :D Comecei o blog à bastante pouco tempo, e é sempre bom ouvir palavras encorajadoras!
Vou tentar arranjar algum tempo para ver o An Education, então! De uma forma geral, concordo com aquilo que disseste em relação aos outros filmes, especialmente no que concerne ao Avatar.
Quanto à tua lista, gostei muito de ver a inclusão do The Road nela. Tinha lido o livro antes de ver o filme, e tinha receio que este último ficasse àquem da obra literária, mas fiquei bastante surpreendido pela fidelidade com que o filme traduziu o livro. Fantastic Mr. Fox! Argh, como é que me esqueci dele! É um filme delicioso :D
Tenho aqui o Un Prophète para ver, e só tenho ouvido coisas boas acerca dele ;)
Abraço!
Antes de mais, parabéns pelo teu blog. Gosto da escrita e do visual. Estás adicionado na minha lista de recomendados.
ResponderEliminarEm linhas gerais, dou a minha opinião:
INGLORIOUS BASTERDS
Concordamos. Também foi o que mais gostei (um dos que mais gosto de Tarantino), com um excelente argumento, com uma construção de ambiente muito bem conseguida (o aliar do ambiente soturno da II Guerra à sua típica ironia) e uma prestação fabulosa e marcante de Watlz.
AVATAR
Uma vez mais, concordamos - visualmente ofuscante, entorpecedor, graças aos magníficos efeitos visuais. Mas fica por aí.
UP IN THE AIR
Achei engraçado. O argumento não é nada de especial, flui, mas flui de um modo passivo, sem que essa passividade constitua grande expressividade. Nem achei os personagens nada de especial. Vale por bons diálogos e por uma fotografia cuidada.
DISTRICT 9
Para mim, a grande surpresa dos Óscares. Não dava nada por ele, aliás, como não dou por nenhum filme com aliens. Surpreendeu-me o argumento muito original, a caracterização e cenários muito bem conseguidos e gigante prestação de Sharlto Coopley. Uma vez mais, concordamos.
UP
Giro, só.
A SERIOUS MAN
Da primeira vez que vi, não gostei. Da segunda, talvez por uma questão de ambiente ou algo do género, adorei. Cohen em estado puro. O meu favorito a seguir a Basterds.
THE HURT LOCKER
Não acho que se justifique o buzz que teve. Muito interessante, é verdade, especialmente tendo em conta o orçamento - conta com um balanço saboroso entre a ficção e o documentário e com uma premissa que, podendo ser muito má, acaba por ser bem desenvolvida (a adrenalina da guerra). No entanto, não transcendeu.
PRECIOUS
Numa palavra: nojento.
EDUCATION
Fotografia muito bonita, guarda-roupa fantástico, óptima prestação de Mulligan, argumento interessante.
THE BLIND SIDE
TVI.
Diogo: Muito obrigado pelo teu comentário! Lendo as tuas opiniões, dei comigo a concordar com a grande maioria delas. O teu comentário ao The Blind Side é priceless! ahahah :D Abraço
ResponderEliminarBom não vou fazer considerações sobre cada filme, isso fica para outro dia :p, mas deixo aqui o meu top dos nomeados para Óscar este ano:
ResponderEliminar1 - Inglourious Basterds
2 - Avatar
3 - District 9
4 - The Hurt Locker
5 - An Education
6 - Up!
7 - Up in the Air
8 - The Blind Side
9 - Precious: Based on the Novel Push by Sapphire
10 - A Serious Man
Sim gostei do Avatar, que é que posso fazer :p. É verdade que o argumento não é nada de inovador e de muito complexo, mas sugere e tem mais substância nas entre-linhas que muitos dizem não ter. E depois visualmente é somente um marco no cinema actual.
Justifico-me ainda só pelo A Serious Man, que de facto não gostei muito, os Coen exageraram mesmo. Mas enfim só o vi uma vez.
As minhas dez escolhas do ano:
- Agora
- Avatar
- District 9
- El secreto de sus ojos
- Inglourious Basterds
- Star Trek
- The Hangover
- The Road
- Watchmen
- (500) Days of Summer
Uma menção honrosa para Zombieland, Public Enemies e Invictus. E dizer que El secreto de sus ojos é ma-gní-fi-co (este foi o único, por enquanto, que vi dos nomeados para filme estrangeiro).
abraço
Jorge - Ainda não vi 4 da tua lista, sendo que o El Secreto de Sus Ojos está na minha lista de "A ver muito brevemente". A introdução do filme Watchmen é fantástica! :) Yay pela menção honrosa para o Zombieland! Abraço
ResponderEliminarO meu top 10 de 2009, até à data:
ResponderEliminar(500) Days of Summer
Avatar
El secreto de sus ojos
Inglourious Basterds
Knowing
State of Play
The Messenger
The Road
Un prophète
Up in the Air
The Hurt Locker faria parte da lista se fosse de 2009 e não de 2008.
King Mob - Gosto bastante dos que vi. Foram só quatro, mas estão todos no meu Top 10 - Avatar, Inglourious Basterds, The Road e Up in the Air - pelo que irei ter com conta os restantes para futuras recomendações! :) Cumps
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