quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Moneyball & Melancholia

Moneyball (2011, Miller)


Bennett Miller, o realizador que esteve por detrás de Capote em 2005, regressa com o seu novo filme, oferecendo um incisivo olhar sobre o backstage do Baseball. Ainda que não perceba, efectivamente, as regras do jogo, posso afirmar que é um filme que prende a atenção pelo seu inteligente argumento, pelas suas sólidas interpretações e pelos próprios temas que explora. 

À semelhança de filmes como Frost/Nixon e Good Night and Good Luck, o que aqui temos é um realizador que conhece quais são os pontos fortes do seu filme e que não entra em esquemas que prejudiquem o resultado final. O filme surge como um simples veículo para contar a história. E é um grande história. 

Notas positivas para o duo Brad Pitt e Jonah Hill – nunca o tinha visto em papéis dramáticos mas safa-se bem – e  para a montagem, que de tão fluída que é faz com que duas horas e vinte passem a correr.




Melancholia (2011, Von Trier)


O melhor prólogo do ano? Muito provavelmente. Uma sucessão de excelentes imagens que culmina com o choque de dois corpos celestes. O fecho da narrativa é exposto imediatamente nos primeiros 10 minutos do filme mas isso não o impede de ser uma absorvente experiência.

Sempre com a iminente destruição do Mundo como pano de fundo, MELANCHOLIA relata a forma de como é que a relação de duas irmãs (Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg) é afectada pela depressão de uma delas. O filme está dividido entre duas partes, e neste sentido, é particularmente interessante ver a forma de como é que as personalidades destas duas personagens alteram-se. Enquanto que para uma delas, o receio rapidamente transforma-se na aceitação dos acontecimentos à sua volta como sendo inevitáveis, para outra, o que antes considera ridículo eventualmente torna-se uma fonte de grande stress emocional.

Do pouco que vi de Lars Von Trier, considero este ser um dos seus mais acessíveis filmes (ou mesmo o mais?) da sua autoria, e largamente superou as minhas expectativas. For my money, é um dos candidatos a filme do ano e é seguramente um filme que deve ser fantástico de se ver em blu-ray.

 

5 comentários:

  1. Quanto ao primeiro nem tanto, mas quanto ao MELANCOLIA do Trier, tenho muuita vontade de o ver. A ver se o faço em breve.

    Roberto Simões
    CINEROAD.net

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a critica ao "Melancholia", filme que me agradou bastante (7/10). Belo texto e boa sintese. E sim, o inicio é visualmente fabuloso!

    ResponderEliminar
  3. Roberto - Diria que o MONEYBALL é um pouco na onda de THE SOCIAL NETWORK. Ou pelo menos tive a sensação que fluem de uma maneira similar. Muito dependentes do argumento. Para mim, resultou nos dois casos :P Quanto ao MELANCHOLIA, fico à espera de ver a tua crítica :)

    Armindo - Obrigado! Eu acho que vale a pena ver o MELANCHOLIA só mesmo por causa daqueles primeiros 10 minutos! :P

    ResponderEliminar
  4. O primeiro não me suscita grande interesse, para ser sincera. Mas o Melancholia é espectacular, uma verdadeira experiência cinematográfica, a todos os níveis!

    Sarah
    http://depoisdocinema.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wow, isto já tem uma opção de responder à pessoa em questão! Awesome :D

      Não poderia concordar mais contigo sobre o Melancholia. Quanto ao Moneyball, é um filme que vale bem a pena pela sua natureza muito reservada. É um excelente veículo para o Brad Pitt e o argumento é realmente muito bom :P

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...