terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A Corrida aos Oscares II


A lista dos nomeados para a 84ª edição dos Oscares já foi divulgada e pode ser consultada aqui. Hugo e The Artist na liderança das nomeações.

Vi muito pouco dos candidatos às pequenas estatuetas douradas, por isso, ficam os breves comentários. Filme, Realizador, Actores Principais e Argumentos hoje. Actores Secundários e restantes categorias ficam para depois.

Ora muito bem, para Melhor Filme, temos 9 nomeados e que de forma geral batem certo com os que eram previstos por muita gente. Com excepção do Extremely Loud and Incredibly Close. Com isto conseguimos ver que a máquina por detrás desse filme funciona muito bem a um nível interno, dado que a sua recepção não foi exactamente a mais calorosa e que tem sido constantemente ignorado durante o circuito. Dos que vi, Moneyball parece-me ser uma escolha justa e segura. Quanto ao Midnight in Paris, já se esperava. Apesar de ser um filme que nem me aquece nem me arrefece, não levanto grandes problemas à sua inclusão. E ainda temos o The Tree of Life - yeah... adiante.
  • Aposta: O The Artist leva o prémio. 

Os 5 nomeados para Melhor Realizador: Woody Allen, Michel Hazanavicius, Terrence Malick, Martin Scorsese e Alexander Payne. Será que The Tree of Life tem o apoio suficiente para conseguir arrebatar uma vitória nesta categoria? Por um lado o estatuto icónico que Malick desfruta na indústria poderia levar-me a crer que sim, por outro, o facto de não ter figurado no leque seleccionado pela DGA prejudica as suas chances. Se The Artist mantiver o seu ritmo, então Michel Hazanavicius leverá o Oscar para casa por ter trazido um filme da década de 20 para pleno século XXI. 
  • Aposta: O Michel Hazanavicius por The Artist leva o prémio.

Melhor Actor: Esta categoria vem demonstrar a importância dos SAG para a previsão dos nomeados. Demián Bichir ganha tracção e consegue a sua nomeação e Gary Oldman sai vitorioso no duelo com Leonardo DiCaprio. O Michael Fassbender fica a ver navios. Jean Dujardin, Brad Pitt e George Clooney completam o set. Brad Pitt teve um ano em cheio, mas não creio que leve a melhor sobre Clooney. Fica no a pairar no ar a dúvida de para que lado é que a Academia irá pender: para o Drama ou para a Comédia?
  • Aposta: George Clooney por The Descendents.

Melhor Actriz: A Tilda Swinton (cujo papel em We Need To Talk About Kevin é tremendo) fica de fora, após ter conseguido nomeações para os Globos de Ouro, os BAFTA, os SAG e para os BFCA. Aparentemente nunca ninguém tinha conseguido esse feito e falhar os Oscares. Ainda não vi as interpretações nomeadas, pelo que abstenho-me de comentários, por agora.
  • Aposta: Meryl Streep por The Iron Lady ... ?

Para Argumento Adaptado, gosto bastante de ver Moneyball nos nomeados, mas tendo em conta que Aaron Sorkin venceu nesta categoria o ano passado com The Social Network não sei até que ponto consegue repetir a proeza. Não me importaria nada de o ver a fazê-lo.
  • Aposta: The Descendents

E finalmente, para Argumento Original, o Woody Allen é bem capaz de ganhar o Oscar este ano. Mais um para a colecção! Apesar de não partilhar a mesma opinião entusiástica em relação a Bridesmaids, o facto de Kirsten Wiig ter sido nomeada nesta categoria é uma nomeação que a mim me deixa satisfeito. Well done!
  • Aposta: Midnight in Paris

E fico por aqui hoje. Darei continuidade a este tema brevemente. Um bem haja!

The Artist - Estreia nos cinemas nacionais já no próximo dia 2 de Fevereiro.


 

2 comentários:

  1. Sinceramente acho que o The Artista vai ser aquele que mais estatuetas vai ganhar, principalmente melhor filme. Não vi o filme mas em tudo que pude perceber ele transporta algo que Hollywood pretende manter dos tempos clássicos para os dias de hoje.

    Gostava que o impecável Bridesmaids ganhasse alguma coisa, até para o legitimar. Se for o de melhor argumento já é bem bom...

    Uma coisa é certa, estou cada vez menos impressionado com o que se passa com os Oscars.
    Interessante artigo e opiniões sobre os possíveis vencedores. Vamos ver no que dá quando a cerimónia terminar.

    ResponderEliminar
  2. Armindo - Preferia ver o Bridesmaids a ganhar Argumento Original sobre o Meia-Noite em Paris, por exemplo. Acho que seria um excelente reconhecimento por parte da Academia do trabalho da Kirsten Wiig. Agora Melissa McCarthy como actriz secundária? Preferia não ver isso :P

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...