domingo, 24 de julho de 2011

Straw Dogs (1971, Peckinpah)


Em primeiro lugar quero apenas dizer que o poster acima é simplesmente fantástico.

Uns anos antes o filme Bonnie and Clyde (1967, Penn) tinha aberto os portões da violência, mudando profundamente o panorama cinematográfico norte-americano na forma de como é que os actos humanos mais agressivos eram retratados no grande ecrã. Talvez um dos maiores adeptos desta mudança de paradigma tenha sido Sam Peckinpah: Em 1969 realizou o western The Wild Bunch que tornou-se, em parte, notório pelo seu épico final que demonstra um verdadeiro massacre. Dois anos depois, realiza este Straw Dogs, um dos mais marcantes e controversos (o lançamento deste filme em vídeo/DVD foi banido em Inglaterra entre 1984 e 2002) filmes da década de 70.


David Sumner (Dustin Hoffman) é um matemático que decide mudar-se para a Inglaterra rural, juntamente com a sua mulher, Amy (Susan George), para obter aquela paz de espírito que lhe permitisse terminar o livro que estava a escrever. Parte da razão desta mudança prende-se com o desejo de se afastarem da onda de violência que assolava o solo Americano. Contudo, será que a remota aldeia britânica terá sido a melhor escolha do casal?

O início do filme é portador de uma atmosfera, relativamente, creepy. Uma banda sonora misteriosa assume o pano de fundo enquanto a câmara paira sobre um conjunto de crianças a brincarem num cemitério. Há medida que as personagens vão sendo introduzidas, todo o ambiente começa a tornar-se cada vez mais negro, mais misterioso, mais incerto. 

O estilo de Peckinpah é bastante visível ao longo do filme todo, e a tensão vai escalando progressivamente culminando num clímax verdadeiramente intenso. Apenas consigo imaginar o profundo impacto que este filme deve ter tido na sua audiência aquando do momento de lançamento. Ainda numa fase de «adaptação», em que o melodrama que acompanhava os filmes até à meada dos anos 60 começava a desvanecer, dando lugar a filmes cada vez mais realistas e enérgicos, será que os espectadores estavam realmente preparados para o que iriam ver?


À semelhança de The Wild Bunch, o final de Straw Dogs surge como um resultado natural do desenrolar da narrativa e como tal todo o efeito «choque» que possa provocar é justificado. É um filme que apesar da sua idade, mantém-se relativamente fresco pelo que pode admitir-se que passou no teste do tempo.

Fiquei a saber, também que será lançado um remake ainda este ano, com estreia marcada nos EUA em Setembro. Hm.


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...