segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

2013 Revisited.

Em boa hora retoma-se a actividade do blog e, para tal, nada melhor que dar uma rápida vista de olhos por aquilo que 2013 (me) trouxe de melhor e de pior, cinematograficamente (?) falando.


Before Midnight é, ainda, o filme do ano. É o culminar de uma das mais impecáveis trilogias do cinema. O argumento mantém-se astuto, mordaz e relevante tal como o trio Linklater, Hawke e Delpy já nos tinha tão bem habituado com os filmes predecessores. Este terceiro capítulo afigura-se como sendo o mais denso e disruptivo da saga, contrastando bem com o pano de fundo que é a idílica Grécia. A sua crua natureza revela o desgaste que o passar do tempo provocou na relação que vimos nascer entre Jesse e Céline, quando se conheceram num comboio com destino a Viena, e que reacendeu quando se reencontraram em Paris 9 anos antes. Faz lembrar – naturalmente – Sunrise e Sunset e vemos a forma de como as personagens foram magistralmente desenvolvidas ao longo de 18 anos. A trilogia é um tremendo exercício de escrita e de interpretação, no qual Before Midnight é a cereja em cima do bolo. 

Rapidamente, outros filmes que me encheram as medidas foram Her e Gravity. O primeiro por talvez ser o trabalho mais detalhadamente original dos últimos anos, e o segundo pelo portento que é no campo da realização.


12 Years a Slave, apesar de bem construído, deixa a sensação que lhe falta algo. Dallas Buyers Club e Captain Philips revelaram ser agradáveis surpresas. The Wolf of Wall Street faz pensar para onde voaram 3 horas de filme (óptimo trabalho de Thelma Schoonmaker, para variar) e é bem capaz de representar o mais autêntico entretenimento do ano.

A desilusão do ano veio com o American Hustle (e não tão distante teríamos o Only God Forgives do Refn). Não creio que traga absolutamente nada de novo num género que necessita urgentemente de alguma frescura. Um elenco sólido e uma banda sonora cool não o tornam num autêntico desperdício de tempo, mas ainda assim. Não há muito mais por onde se pegar. 

O pior filme? Oblivion. Yeah... no.

4 comentários:

  1. Estamos em quase tudo em completa sintonia no que aos melhores e piores de 2013 diz respeito (começando em Gravity - genial Cuarón - e acabando no argumento de Before Midnight). De resto, é bom voltar a ver-te no activo. Espero que seja para continuar :)

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Jorge! Creio que é para continuar :)

    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. Não podia estar mais de acordo no destaque que dás a Before Midnight, Her e Gravity. Principalmente no que diz respeito ao argumento dos dois primeiros e à portentosa realização do segundo. The Wolf of Wall Street é realmente um grande filme e um dos melhores produtos de entretenimento do ano. Quanto ao Captain Phillips não partilho do entusiasmo e é claramento o que menos gosto entre os 9 da categoria principal dos Óscares. E tens toda a razão quanto a American Hustle. Bastante sobrevalorizado, tal como o seu filme anterior (Silver Linings Playbook).
    Mais um belo espaço para visitar regularmente :)

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Rafael! :) E sê muito bem vindo.

      É bom saber que partilhamos a opinião em alguns (vários, até!) pontos. Sou capaz de dizer que o Captain Phillips foi a grande surpresa do ano, para mim. No entanto, também não esperava nada do filme quando o vi. O American Hustle para mim é facilmente o mais fraquito dos 9 nomeados que estiveram na corrida ao grande prémio da noite (gosto muito mais do Silver Linings Playbook, apesar de o achar um pouco sobrevalorizado, também).

      Abraço!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...