quinta-feira, 6 de junho de 2013

As minhas escolhas 2012 - #03. Life of Pi (Lee)


Foi um dos grandes vencedores da passada cerimónia dos Óscares, arrecadando quatro estatuetas, estando a de Melhor Realizador e a de Melhor fotografia entre elas.

Life of Pi foi para mim uma das grandes surpresas do ano. Não colocando em causa a tamanha habilidade dos artesões que estiveram por detrás de toda a produção, mas a sinopse do filme, e até mesmo o trailer (que apesar de encher o olho), não tinham captado de forma alguma o meu interesse. “Um rapaz e um tigre num barco durante duas horas? Yeah... I’m gonna go ahead and watch something else”. O passa-a-palavra do filme foi, no entanto, constantemente bom. Lá dei o braço a torcer e vi o filme.

Um início descontraído e bem-humorado (Piscine Molitor, ri-me), Life of Pi, debruça-se sobre o laço que Pi (do anteriormente mencionado Piscine) estabelece com um Tigre – chamado Richard Parker! How awesome is that? –, num bote salva-vidas, após um naufrágio. E é uma relação que se extende para mais do que a mera questão da sobrevivência. Com uma abordagem narrativa muito ligada à espiritualidade, Ang Lee leva o livro de Yann Martel ao grande écrã com uma enorme destreza artística.

Por entre algumas das mais espectaculares imagens que 2012 teve para oferecer, em Life of Pi existe uma história que é contada com um enorme tacto (ainda que recaia no velho âmbito do “triunfo sobre a adversidade” ... hm. Creio que é um tema que será recorrente aqui nesta lista) e um uso soberbo do CGI, que deverá constituir uma referência no estado da arte das técnicas de animação atuais. No final de contas, é um exercício singular, elegante e imensuravelmente belo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...