quarta-feira, 26 de setembro de 2012

C'era una volta il West (1968, Leone)


Sergio Leone por detrás da câmara. Um enorme Ennio Morricone assina a banda sonora. Henry Fonda, Claudia Cardinale, Jason Robards e Charles Bronson dão o rosto às personagens principais deste épico de 1968.

O incrível início serve para marcar o ritmo de C’era una volta il West. Poucas são as palavras que são ditas mas o clima de acutilante tensão faz-se sentir durante a chegada do comboio. Estes primeiros 15/20 minutos do filme são, provavelmente, dos melhores minutos de cinema que já tive a felicidade de ver. Fucking epic.

O desenrolar da narrativa é um prazer de se ver. É um filme que demora o seu tempo. Sem pressas para forçar qualquer acontecimento. Dá espaço às personagens para se desenvolverem. É um filme que despertou o meu interesse para os Westerns. E é um filme com o Henry Fonda... a fazer de vilão! DE VILÃO! Quão awesome é isso? Muito!

C’era una volta il West é um filme que terei todo o gosto em revisitar. Algo me diz que a minha admiração por ele apenas irá aumentar com o passar do tempo. Fantástico.

5 comentários:

  1. Não disse?! É genial, genial. Por acaso não foi este o filmes que me despertou para o Western, mas acho este o primeiro filme do género que o torna esteticamente destacável e triunfante. De facto, é um filme que leva o seu tempo, e o tempo nunca foi tão bom personagem...como adoro aquela cena inicial! (alo Tarantino e os seus Sacanas). Depois tem uma banda sonora divinal, em que cada faixa é endereçada a um protagonista, habilmente manipulada e distribuída, entre tantos outros detalhes.

    É para revisitar muitas vezes, e cada vez com mais prazer :)

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge, devo admitir que o facto de teres dito que este era um dos teus filmes preferidos (ou O preferido? Não me recordo ao certo :p) foi um dos motivos que me fez antecipar este visionamento, e não poderia estar mais satisfeito! Para quando uma crítica no teu espaço? Can't wait to read it! :)

      Eliminar
    2. Não é O meu filme preferido, mas não andará longe, até porque estas coisas estão em constante revolução eheh. Conto escrever alguma coisa, mas sem precipitações...um dia destes quando menos se esperar :P

      Cumprimentos,
      Jorge Teixeira
      Caminho Largo

      Eliminar
    3. Cá está ela, fresquinha: http://caminholargo.blogspot.pt/2012/10/cera-una-volta-il-west-1968.html. Depois passa e comenta lá no blogue :)

      Cumprimentos,
      Jorge Teixeira
      Caminho Largo

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...