domingo, 8 de abril de 2012

Contagion (2011, Soderbergh)


Com um nome sonante por detrás da câmara (Steven Soderbergh) e com um elenco de luxo em frente dela (Lawrence Fishbourne, Kate Winslet, Marion Cotillard, Matt Damon, Jude Law, Gwyneth Paltrow entre outros), Contagion é um filme eficaz durante a sua duração mas que não é necessariamente marcante.

A sua abordagem é bastante clínica e limita-se a expor «factos», não dando grande margem para o desenvolvimento das personagens que se encontram no epicentro de uma terrível epidemia – o que por um lado é compreensível. Com os vários subplots que compõem Contagion, precisaríamos de um filme incrivelmente mais longo para podermos ver alguns tons de profundidade nas personagens. O que me leva ao ponto que mais apreciei no filme: a montagem. Levada a cabo por Stephen Mirrione, a fluidez da narrativa é muito bem conseguida, e não são criados, por uma única vez, momentos despropositados e que em nada acrescentam à história. 

Cliff Martinez, compositor da banda sonora, consegue injectar os necessários sentimentos febris de paranóia no seu trabalho, que em grande parte potenciam a atmosfera do filme (juntamente com a sua composição para o filme Drive, podemos dizer que o senhor teve um ano em grande). Quanto ao competente elenco: fazem o seu trabalho, mas nenhum deles se destaca dos demais. Contagion é um filme sólido, interessante e capaz de captar a atenção durante duas horas, mas não perdem nada se optarem não o ver.

4 comentários:

  1. Com um elenco desses... creio que estava à espera de algo mais substancial. Achei-o fraquito.

    Sara M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. True. Lembro-me de ter ficado "wow" quando anunciaram o projecto e respectivo elenco. :P

      Eliminar
  2. Não deixo de comentar o facto da história suscitar alguma reflexão acerca do mundo contagioso em que vivemos. No entanto, concordo contigo, não foi de todo um filme marcante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensava nisso enquanto via o filme, mas meia hora depois já me tinha passado. lol. Mas damn, aquela tosse metia impressão. Recebe pontos bónus por causa disso! :X ahaha

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...