domingo, 4 de dezembro de 2011

The Curious Case of Benjamin Button (2008, Fincher)



Um precioso filme. O épico de David Fincher conta a história de um homem que nasceu sob circunstâncias invulgares. É a história de um homem que rejuvenesce à medida que todos os que o rodeiam envelhecem. Um elegante exercício que cumpre perfeitamente aquele que deveria ser um dos principais objectivos de qualquer filme: O de contar uma boa história.

 
Adaptado do conto de F. Scott Fitzgerald com o mesmo nome, a delicada narrativa desenrola-se num ritmo muito próprio sem nunca descurar as suas personagens nem a importância de cada cena que é retratada. O Tempo é uma inabalável força, capaz de moldar momentos e personalidades. Capaz de criar e de destruir. E enquanto uns são atingidos por relâmpagos 7 vezes durante um vida, ou enquanto uns dançam, David Fincher cria aquele que considero ser o melhor filme de 2008 (não muito distanciado do primoroso ENTRE LES MURS de Laurent Cantent e do esplêndido documentário ENCOUNTERS AT THE END OF THE WORLD de Werner Herzog. Juro que nunca irei perceber como é que num ano destes algo como o SLUMDOG MILLIONAIRE limpa tudo o que é prémio. Foi simplesmente o Flavour of the month. Ugh).

Devo dizer que não via o THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN BUTTON desde que esteve em exibição. Já nessa altura tinha ficado extremamente satisfeito com o resultado final daquele que foi um dos meus filmes mais antecipados de então. Lembro-me de ter achado que a sua duração era ligeiramente excessiva e que um pequeno corte ali e outro acolá apenas o benificiariam. Revisitei-o há muito pouco tempo e a minha apreciação por ele apenas aumentou. O que anteriormente me pareceu ser longo demais agora parece-me perfeito na sua duração. A sublime banda sonora de Alexandre Desplat enaltece a beleza das mais variadas cenas e complementa o filme de uma forma requintada. Assenta-lhe que nem uma luva.


Todos os momentos que se passam em Murmansk são capazes de ser os meus preferidos: A fotografia está particularmente bem definida, quase como se projectasse uma misteriosa e sedutora aura sobre aquele hotel, onde dois indivíduos se encontram todas as noites e onde os dissabores da vida são explanados como inevitáveis consequências do tempo. Neste curto segmento, Tilda Swinton interpreta a sua personagem de uma maneira tão effortless fazendo realçar uma grande humanidade na sua personagem. Surgem, também, aqueles que considero serem os momentos mais fortes de Brad Pitt enquanto Benjamin Button.

“For what it's worth: it's never too late or, in my case, too early to be whoever you want to be. There's no time limit, stop whenever you want. You can change or stay the same, there are no rules to this thing. We can make the best or the worst of it. I hope you make the best of it. And I hope you see things that startle you. I hope you feel things you never felt before. I hope you meet people with a different point of view. I hope you live a life you're proud of. If you find that you're not, I hope you have the strength to start all over again.”

Um clássico instantâneo? Apenas o tempo dirá. Creio que sofreu um pouco com as acusações de ser um FORREST GUMP 2. São acusações que pouco me dizem. Num ambiente onde tudo se recicla o importante é que o resultado final seja sólido e coerente. E a meu ver, temos aqui um filme muito peculiar, muito próprio e com um tremendo coração.


6 comentários:

  1. Venho apenas dar-te os Parabéns pelos excelentes comentários e crónicas que fazes neste teu blogue, que despertam interesse e curiosidade em cada filme que apresentas.
    Um beijo, Sofia

    ResponderEliminar
  2. Acredito que seja um clássico instantâneo; é claro que só o tempo o dirá (ou as pessoas no tempo e num determinado espaço o dirão) mas pelo que tenho aprendido com o tempo que já levo disto, tem tudo para isso. Gostei da tua crítica, com a qual concordo integralmente. Tenho muitas saudades deste filme e olha que ele cresce na minha memória, a cada dia que passa ou que me lembro dele, o que costuma ser um óptimo prenúncio.

    http://cineroad.blogspot.com/2009/06/o-estranho-caso-de-benjamin-button-2008.html

    Roberto Simões
    » CINEROAD «

    ResponderEliminar
  3. O filme tem tudo bem feito mas falta-lhe mais nervo para que pudesse dar outros contornos a esta história. Tem (e exibe) delicadeza, charme, pompa de tudo certinho mas sinceramente esperava mais.
    Visto ser de Fincher, desde o dia que vi o primeiro trailer (muito antes de estrear) imaginava que ele ia também abordar consequências na relação dos dois aos olhos da sociedade em redor. Na altura cheguei a alimentar essa ideia num texto no meu pasquim, que seria ver Fincher instigar o nosso pensamento perante o que suscitaria a ideia de um "velho" com uma menina e o oposto muitos anos depois. Eu esperava também ver esta realidade desfilar no filme e o que saiu foi um romance onde o impossível/fantasia imperou. O filme é bonitinho e certinho mas esperava muito mais que ver os efeitos visuais por CGI bem utilizados para contar uma linda história que bem poderia ter dado mais sumo.

    Por isso nunca me "bateu" muito esta obra mas sim é melhor que o "Slumdog Bilionário..." do Boyle.
    Pelo teu texto noto que o entusiasmo em redor do filme é grande e digo que acho isso bonito ver assim transparecer através das palavras do texto. Mantém sempre esse entusiasmo.

    http://armpauloferreira.blogspot.com/2008/12/filme-curious-case-of-benjamin-button.html

    ResponderEliminar
  4. Sofia - Gracias :D *

    Roberto - Por acaso acho que não se perdeu nenhum valor com este revisionamento! Só ganhou. :) Abraço

    Armindo - Essa perspectiva sobre a relação deles aos olhos da Sociedade daria um resultado extremamente interessante! E Thanks pelo comentário :)

    ResponderEliminar
  5. É um belo filme, orgulhosamente romântico, algo pouco característico no David Fincher, e, se por um lado me custa ver um objecto tão diferente numa filmografia tão negra, por outro lado também não posso negar a mestria deste filme. Gostei muito.

    ResponderEliminar
  6. O Narrador Subjectivo - Dá gozo ver que um realizador com obras mais negras consegue também fazer impecavelmente um filme destes :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...