terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A Corrida aos Óscares


Há umas semanas atrás começou a Oscar season e os primeiros prémios do ano começaram a ser distribuídos pelas mais variadas associações Norte Americanas associadas ao Cinema. Umas mais relevantes (NBR, por exemplo) que outras (Associação-de-críticos-de-qualquer-uma-cidade-no-midwest-americano-cuja-população-totaliza-a-esmagadora-quantia-de-30-habitantes), está certo, mas entre nomeações reveladas e as eleições para “Melhor do ano” já realizadas, é extremamente interessante pensar que dois filmes, The Artist e Hugo – que segundo consta, são odes ao Cinema -, tenham estado constantemente presentes nas divulgadas listas. E isso deixa-me feliz (pelo menos por enquanto, uma vez que não me posso pronunciar sobre os mesmos dado que não os vi).

Mas adiante, e fazendo uma superficial abordagem à corrida aos Óscares, quem são os candidatos às nomeações nas principais categorias?

No que toca a Melhor Filme, e juntando-se aos já mencionados The Artist e Hugo, temos o mais recente filme de Terrence Malick, The Tree of Life, a nova obra de Alexander Payne protagonizada por George Clooney, The Descendants, e o Drive, acabadinho de estrear nas salas de cinema nacionais. Ainda não vou muito à bola com The Girl With the Dragon Tattoo nesta categoria: os dois últimos filmes do David Fincher foram muito bem recebidos pela Academia, sendo que ele recebeu duas nomeações para Melhor Realizador. Creio que este ano eles sejam capazes de lhe dar uma pequena pausa.


Relativamente à categoria de Melhor Realizador, os mais bem posicionados na corrida são – e não necessariamente por esta ordem – Terrence Malick, Martin Scorsese e Michel Hazanavicious. Muito me têm agrado as mais variadas menções que Nicolas Winding Refn tem vindo a receber nestes últimos dias pelo seu fantástico trabalho em Drive. Espero que o buzz se mantenha forte até ao dia 24 de Janeiro, data em que serão revelados os nomeados.

Actores e Actrizes. Nas principais categorias, George Clooney é, for my money, o alvo a abater sendo que os seus principais concorrentes são Brad Pitt (Moneyball. Duelo de Titãs de Hollywood!) e Jean DuJardin (The Artist). Creio que o Michael Fassbender (Shame) se posiciona num muito provável 4º lugar. Quanto às senhoras, pouco se tem visto de Glen Close (Albert Nobbs), e assim sendo, as mais fortes candidatas são Tilda Swinton (We Need To Talk About Kevin), Meryl Streep (The Iron Lady) e Michelle Williams (My Week With Marilyn). Espaço ainda para destacar Elizabeth Olsen, cuja interpretação em Martha Marcy May Marlene tem vindo a dar que falar.
Nas categorias secundárias, muito menos interessantes, temos Albert Brooks (Drive) e Christopher Plummer (Beginners) a dominar a época, e quase seguramente que a pequena estatueta vá parar a um deles.  Para Melhor Actriz Secundária – Jessica Chastain irá receber alguma coisa por um dos 2746894 filmes em que apareceu este ano. Melissa McCarthy? LOL. No. (o mais provável é ser nomeada... um desperdício, portanto).


E fico-me por aqui. Futuramente irei voltar a revisitar o estado da corrida, e possivelmente entrar em maior detalhe sobre outras categorias. Contudo, o próximo post será muito provavelmente sobre o Drive, por isso, stay tuned!

4 comentários:

  1. Gosto imenso que mais gente se dedique à curiosa actividade que é prever os Óscares. :)

    Um bom resumo, esse. Tenho que fazer o mesmo um destes dias que este ano estou MUITO atrasado em tudo o que ao blogue diz respeito.

    De qualquer forma, para já diria:

    Clooney & Streep
    Plummer & Redgrave ou Spencer
    Scorcese & The Artist


    E em resposta à pergunta: não é por desporto, eu sigo algo obsessivamente. Ando sempre à espera que me passe (desilusões de 2005, 2007, 2008 e 2010 ainda doem e não sararam) mas invariavelmente chego sempre a esta altura em pulgas para saber o que vai na cabeça dos membros da Academia.


    Cumprimentos,

    Jorge Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Jorge - Fico à espera, então, para ver o que tens a dizer sobre esta corrida. :)

    Consideras mesmo que a Redgrave consegue chegar ao prémio final? Se ela conseguir as nomeações para os SAG (que são o grupo que acho que mais provavelmente lhe fazem uma menção) então aí acho que ela têm chances de ficar dentro... mas se a coisa continuar como anda, seria uma grande surpresa (Lembro-me da Laura Linney, em 2007, por exemplo) ;P

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Em princípio, segundo o que dizem... a interpretação é assim tão boa. Portanto... Se os membros da Academia virem o filme... ela é nomeada.

    Além disso, ela tem outros trunfos:

    - já não está numa corrida aos Óscares há muito tempo;
    - é realeza do cinema (até mais do que realeza de Hollywood);
    - é antiga vencedora (e só tem uma estatueta, apesar dos muitos anos de carreira e interpretações fascinantes);

    E depois...

    O combo SAG + BAFTA há-de vir em seu detrimento. A vitória nos BAFTA, em teoria, é certa.

    Neste momento, parece-me prudente apostar nela para nomeada. E vencedora. Isto porque acho que Chastain tem demasiados fãs mas por demasiados filmes diferentes, a interpretação de Octavia Spencer tem de partilhar menções honrosas precisamente com a de Jessica Chastain. Janet McTeer está-se a afundar com Glenn Close e 'Albert Nobbs', Shailene Woodley é uma adolescente e acho que nem é assim tão impressionante no 'The Descendants'. Assim sendo... Redgrave all the way.

    ResponderEliminar
  4. São os Weinstein que estão com o Coriolanus? Não sei até que ponto é que eles vão estar a «investir» em grande nele, pelo que acho que ainda não se viu grande coisa de FYCs e também não sei se já mandaram os screeners.

    E acho que a Chastain, se conseguir uma única nomeação, digamos pelo The Help, tem boas hipóteses de ganhar. We'll see. :)

    O que achas da do The Artist? A Bejo? Chega à nomeação?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...