Moneyball (2011, Miller)
Bennett Miller, o realizador que
esteve por detrás de Capote em 2005,
regressa com o seu novo filme, oferecendo um incisivo olhar sobre o backstage
do Baseball. Ainda que não perceba, efectivamente, as regras do jogo, posso
afirmar que é um filme que prende a atenção pelo seu inteligente argumento,
pelas suas sólidas interpretações e pelos próprios temas que explora.
À semelhança de filmes como Frost/Nixon e Good Night and Good Luck, o que aqui temos é um realizador que
conhece quais são os pontos fortes do seu filme e que não entra em esquemas que
prejudiquem o resultado final. O filme surge como um simples veículo para
contar a história. E é um grande história.
Notas positivas para o duo Brad
Pitt e Jonah Hill – nunca o tinha visto em papéis dramáticos mas safa-se bem –
e para a montagem, que de tão fluída que
é faz com que duas horas e vinte passem a correr.
Melancholia (2011, Von Trier)
O melhor prólogo do ano? Muito
provavelmente. Uma sucessão de excelentes imagens que culmina com o choque de
dois corpos celestes. O fecho da narrativa é exposto imediatamente nos primeiros
10 minutos do filme mas isso não o impede de ser uma absorvente experiência.
Sempre com a iminente destruição
do Mundo como pano de fundo, MELANCHOLIA relata a forma de como é que a relação
de duas irmãs (Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg) é afectada pela depressão
de uma delas. O filme está dividido entre duas partes, e neste sentido, é
particularmente interessante ver a forma de como é que as personalidades destas
duas personagens alteram-se. Enquanto que para uma delas, o receio rapidamente
transforma-se na aceitação dos acontecimentos à sua volta como sendo
inevitáveis, para outra, o que antes considera ridículo eventualmente torna-se
uma fonte de grande stress emocional.
Quanto ao primeiro nem tanto, mas quanto ao MELANCOLIA do Trier, tenho muuita vontade de o ver. A ver se o faço em breve.
ResponderEliminarRoberto Simões
CINEROAD.net
Concordo com a critica ao "Melancholia", filme que me agradou bastante (7/10). Belo texto e boa sintese. E sim, o inicio é visualmente fabuloso!
ResponderEliminarRoberto - Diria que o MONEYBALL é um pouco na onda de THE SOCIAL NETWORK. Ou pelo menos tive a sensação que fluem de uma maneira similar. Muito dependentes do argumento. Para mim, resultou nos dois casos :P Quanto ao MELANCHOLIA, fico à espera de ver a tua crítica :)
ResponderEliminarArmindo - Obrigado! Eu acho que vale a pena ver o MELANCHOLIA só mesmo por causa daqueles primeiros 10 minutos! :P
O primeiro não me suscita grande interesse, para ser sincera. Mas o Melancholia é espectacular, uma verdadeira experiência cinematográfica, a todos os níveis!
ResponderEliminarSarah
http://depoisdocinema.blogspot.com
Wow, isto já tem uma opção de responder à pessoa em questão! Awesome :D
EliminarNão poderia concordar mais contigo sobre o Melancholia. Quanto ao Moneyball, é um filme que vale bem a pena pela sua natureza muito reservada. É um excelente veículo para o Brad Pitt e o argumento é realmente muito bom :P