Há umas semanas atrás começou a Oscar season e os primeiros prémios do
ano começaram a ser distribuídos pelas mais variadas associações Norte
Americanas associadas ao Cinema. Umas mais relevantes (NBR, por exemplo) que
outras (Associação-de-críticos-de-qualquer-uma-cidade-no-midwest-americano-cuja-população-totaliza-a-esmagadora-quantia-de-30-habitantes),
está certo, mas entre nomeações reveladas e as eleições para “Melhor do ano” já
realizadas, é extremamente interessante pensar que dois filmes, The Artist e Hugo – que segundo consta, são odes ao Cinema -, tenham estado
constantemente presentes nas divulgadas listas. E isso deixa-me feliz (pelo
menos por enquanto, uma vez que não me posso pronunciar sobre os mesmos dado
que não os vi).
Mas adiante, e fazendo uma
superficial abordagem à corrida aos Óscares, quem são os candidatos às
nomeações nas principais categorias?
No que toca a Melhor Filme, e juntando-se aos já
mencionados The Artist e Hugo, temos o mais recente filme de
Terrence Malick, The Tree of Life, a
nova obra de Alexander Payne protagonizada por George Clooney, The Descendants, e o Drive, acabadinho de estrear nas salas
de cinema nacionais. Ainda não vou muito à bola com The Girl With the Dragon Tattoo nesta categoria: os dois últimos
filmes do David Fincher foram muito bem recebidos pela Academia, sendo que ele
recebeu duas nomeações para Melhor Realizador. Creio que este ano eles sejam
capazes de lhe dar uma pequena pausa.
Relativamente à categoria de Melhor Realizador, os mais bem
posicionados na corrida são – e não necessariamente por esta ordem – Terrence Malick,
Martin Scorsese e Michel Hazanavicious. Muito me têm agrado as mais variadas
menções que Nicolas Winding Refn tem vindo a receber nestes últimos dias pelo
seu fantástico trabalho em Drive.
Espero que o buzz se mantenha forte
até ao dia 24 de Janeiro, data em que serão revelados os nomeados.
Actores e Actrizes. Nas principais categorias, George Clooney é, for my money, o alvo a abater sendo que
os seus principais concorrentes são Brad Pitt (Moneyball. Duelo de Titãs de Hollywood!) e Jean DuJardin (The Artist). Creio que o Michael
Fassbender (Shame) se posiciona num
muito provável 4º lugar. Quanto às senhoras, pouco se tem visto de Glen Close (Albert Nobbs), e assim sendo, as mais
fortes candidatas são Tilda Swinton (We
Need To Talk About Kevin), Meryl Streep (The Iron Lady) e Michelle Williams (My Week With Marilyn). Espaço ainda para destacar Elizabeth Olsen,
cuja interpretação em Martha Marcy May
Marlene tem vindo a dar que falar.
Nas categorias secundárias, muito
menos interessantes, temos Albert Brooks (Drive)
e Christopher Plummer (Beginners) a
dominar a época, e quase seguramente que a pequena estatueta vá parar a um
deles. Para Melhor Actriz Secundária –
Jessica Chastain irá receber alguma coisa por um dos 2746894 filmes em que
apareceu este ano. Melissa McCarthy? LOL. No. (o mais provável é ser nomeada...
um desperdício, portanto).
E fico-me por aqui. Futuramente irei voltar a revisitar o estado da corrida, e possivelmente entrar em maior detalhe sobre outras categorias. Contudo, o próximo post será muito provavelmente sobre o Drive, por isso, stay tuned!
Gosto imenso que mais gente se dedique à curiosa actividade que é prever os Óscares. :)
ResponderEliminarUm bom resumo, esse. Tenho que fazer o mesmo um destes dias que este ano estou MUITO atrasado em tudo o que ao blogue diz respeito.
De qualquer forma, para já diria:
Clooney & Streep
Plummer & Redgrave ou Spencer
Scorcese & The Artist
E em resposta à pergunta: não é por desporto, eu sigo algo obsessivamente. Ando sempre à espera que me passe (desilusões de 2005, 2007, 2008 e 2010 ainda doem e não sararam) mas invariavelmente chego sempre a esta altura em pulgas para saber o que vai na cabeça dos membros da Academia.
Cumprimentos,
Jorge Rodrigues
Jorge - Fico à espera, então, para ver o que tens a dizer sobre esta corrida. :)
ResponderEliminarConsideras mesmo que a Redgrave consegue chegar ao prémio final? Se ela conseguir as nomeações para os SAG (que são o grupo que acho que mais provavelmente lhe fazem uma menção) então aí acho que ela têm chances de ficar dentro... mas se a coisa continuar como anda, seria uma grande surpresa (Lembro-me da Laura Linney, em 2007, por exemplo) ;P
Abraço
Em princípio, segundo o que dizem... a interpretação é assim tão boa. Portanto... Se os membros da Academia virem o filme... ela é nomeada.
ResponderEliminarAlém disso, ela tem outros trunfos:
- já não está numa corrida aos Óscares há muito tempo;
- é realeza do cinema (até mais do que realeza de Hollywood);
- é antiga vencedora (e só tem uma estatueta, apesar dos muitos anos de carreira e interpretações fascinantes);
E depois...
O combo SAG + BAFTA há-de vir em seu detrimento. A vitória nos BAFTA, em teoria, é certa.
Neste momento, parece-me prudente apostar nela para nomeada. E vencedora. Isto porque acho que Chastain tem demasiados fãs mas por demasiados filmes diferentes, a interpretação de Octavia Spencer tem de partilhar menções honrosas precisamente com a de Jessica Chastain. Janet McTeer está-se a afundar com Glenn Close e 'Albert Nobbs', Shailene Woodley é uma adolescente e acho que nem é assim tão impressionante no 'The Descendants'. Assim sendo... Redgrave all the way.
São os Weinstein que estão com o Coriolanus? Não sei até que ponto é que eles vão estar a «investir» em grande nele, pelo que acho que ainda não se viu grande coisa de FYCs e também não sei se já mandaram os screeners.
ResponderEliminarE acho que a Chastain, se conseguir uma única nomeação, digamos pelo The Help, tem boas hipóteses de ganhar. We'll see. :)
O que achas da do The Artist? A Bejo? Chega à nomeação?